Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Paulo Freire, localizada no bairro Belo Jardim, em Rio Branco, participaram na tarde desta quarta-feira, 14, da Oficina de Aprendizagem de Matemática promovida pela equipe do programa Pré-Enem Legal, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). A atividade reuniu cerca de 55 alunos em uma dinâmica voltada para reforçar os conhecimentos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação integra uma série de atividades itinerantes realizadas em escolas da capital e do interior do estado, com foco nas áreas que oferecem maior possibilidade de pontuação no Enem: matemática e redação. De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Cleice Oliveira, as oficinas têm como objetivo consolidar as habilidades dos alunos por meio de metodologias ativas.
“A ideia das oficinas de aprendizagem é trazer para os estudantes dois pontos onde eles têm a possibilidade de tirar notas maiores no Enem: matemática, que tem 45 questões, e redação, que é o único momento da prova em que ele pode alcançar até mil pontos”, explicou.

Segundo Cleice, a oficina de matemática combina conceitos teóricos com atividades práticas, usando jogos e exercícios inspirados em questões do Enem de nível fácil. “O estudante primeiro compreende o conceito, depois parte para a parte prática, que é mais maker, com jogos, e em seguida resolve questões baseadas no que acabou de vivenciar. Isso consolida as habilidades e mostra o que o Inep espera na prova: a aplicação do conhecimento”, afirmou.
As oficinas estão sendo aplicadas em todas as escolas urbanas e rurais de Rio Branco, e, nos municípios, o atendimento será realizado por meio do Google Meet, com apoio dos professores locais. “Já estamos fazendo os aulões itinerantes, com passagens de um dia por município, abordando todas as áreas do conhecimento e atendendo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, completou.

Na programação recente, a equipe atendeu as escolas Sebastião Pedrosa, Ester Maia e Glória Perez. Nesta quinta, 15 e sexta-feira, 16, o foco será a aplicação do Simula Enem, momento em que os estudantes terão a experiência de fazer a prova nos moldes do exame nacional. Na próxima semana, o programa segue para os municípios do Vale do Juruá, com atividades em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
Para a estudante Natasha Castro, da Escola Paulo Freire, a experiência foi enriquecedora. “Achei muito interessante, diferente, com vários ensinamentos. A forma como eles ensinam é maravilhosa, porque dá oportunidade de ver coisas que às vezes passam despercebidas na aula normal. Com certeza vai ajudar a melhorar nossas notas”, destacou.

Natasha também elogiou a metodologia utilizada pela equipe. “É tudo muito interativo, tem dicas, exemplos que fazem a gente fixar o conteúdo. A forma espontânea com que eles ensinam, usando acessórios e jogos, facilita o aprendizado. É uma maneira bem diferente que ajuda muito.”
O programa Pré-Enem Legal é uma das estratégias do governo estadual para apoiar os estudantes da rede pública na preparação para o Enem, promovendo ações que aliam conteúdo, prática e motivação.