Os estados brasileiros seguem se engajando rumo à 6ª Conferência Nacional das Cidades e foi vez da Paraíba realizar, na última terça (15) e quarta-feira (16), a reunião estadual paraibana. O evento em João Pessoa reuniu mais de 300 participantes e foi mais um passo da união entre poder público, sociedade civil e entidades urbanas, que juntos debateram propostas em busca de cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis por todo o país.
“Foi uma alegria muito grande participar e acompanhar de perto o engajamento das autoridades públicas do Legislativo e Executivo paraibano que foram prestigiar a conferência, cujo anfitrião foi o próprio governador João Azevêdo, além de ter sido igualmente muito satisfatório testemunhar o massivo engajamento da sociedade civil”, disse o secretário executivo do Conselho das Cidades, Victor Almeida.
A etapa estadual aconteceu após 80 municípios paraibanos realizarem as respectivas conferências municipais. Nos dois dias de evento, os participantes tiveram debates voltados para a elaboração de políticas de desenvolvimento urbano que busquem solucionar os problemas reais enfrentados pela população, como questões de acesso à moradia, planejamento urbano, acessibilidade e saneamento ambiental.
“No primeiro dia, pela manhã, foram feitas palestras importantes por alguns dos Conselheiros Nacionais, que esclareceram o objetivo pretendido com a institucionalização da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que é sistematizar as políticas públicas para melhor atender a sociedade brasileira como um todo”, acrescentou o secretário executivo.
Foram aprovadas 116 propostas no âmbito estadual e 28 no nacional, divididos entre os eixos de urbanismo e habitação, infraestrutura e mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, cidades inteligentes e governança e participação social. As resoluções serão incluídas na plataforma ReDUS.
A reunião também elegeu 48 delegados que representarão a Paraíba na 6ª Conferência Nacional das Cidades. A fase estadual vai até 31 de agosto e mais estados estão se engajando, com casos de Minas Gerais (6, 7 e 9 de agosto) e Rio de Janeiro (11 a 13 de agosto), próximos locais a realizarem o encontro.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades

