A Paraíba está dando mais um passo para o desenvolvimento urbano sustentável e realizará, nesta terça (15) e quarta-feira (16), a 6ª Conferência Estadual das Cidades, a última etapa antes da fase nacional. O evento, que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, reunirá os representantes eleitos dos municípios paraibanos, além de membros do poder público, da sociedade civil e de entidades urbanas, para juntos debaterem propostas em busca de cidades melhores.
“A conferência simboliza o reinício da mobilização e discussão nas cidades para construir políticas públicas e ter desenvolvimento urbano. Isso significa fazer com que as cidades se mobilizem nessa discussão, que é o fortalecimento da democracia. A democracia é participação popular, então aqui, para nós da Paraíba, ver 81 municípios se organizando para isso significa muito. A conferência é mais que uma discussão de propostas, é uma organização do povo”, acrescentou a presidente da Companhia de Habitação Popular do estado e organizadora do encontro, Emília Correia Lima.
Serão dois dias de atividades, com palestras, mesas de debates, painéis, reuniões dos grupos temáticos, discussão e deliberação das propostas, além da escolha dos 48 delegados que irão representar o estado paraibano na 6ª Conferência Nacional das Cidades. Os participantes poderão tratar sobre políticas públicas voltadas ao planejamento urbano, à habitação, à mobilidade, ao saneamento básico e à gestão democrática das cidades.
“A conferência da Paraíba será a primeira estadual de julho e também a primeira a ser realizada após a 58ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades. Em razão disso, as expectativas são as maiores, ao passo em que o momento agora é de foco total no cumprimento das etapas preparatórias à etapa nacional. No caso da Paraíba, a conferência se torna ainda mais relevante pela presença do governador João Azevêdo Lins”, disse o diretor do Conselho das Cidades, Victor Monteiro Almeida.
Foram 12 anos desde a última Conferência Estadual das Cidades da Paraíba, realizada em 2013. O retorno do evento é uma retomada da participação social, reforçando o compromisso com o fortalecimento de políticas urbanas e o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Os primeiros a realizar a etapa estadual foram Mato Grosso do Sul e São Paulo, enquanto a da Paraíba será a única em julho. A agenda segue em agosto, com as conferências de Minas Gerais (6, 7 e 9), Rio de Janeiro (11 a 13), Pará (12 a 14) e mais. O prazo final para todos os estados e o Distrito Federal promoverem o encontro é 31 de agosto.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades