A V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná foi encerrada nesta quinta-feira (31/07), em Foz do Iguaçu, após três dias de intensa programação. Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, o evento reuniu cerca de mil participantes, entre gestoras públicas, lideranças sociais, conselheiras e cidadãs de todas as regiões do estado. Ao final da conferência, foram eleitas as 105 delegadas que representarão o Paraná na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília (DF).
Promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), a conferência estadual foi a maior já realizada no Paraná. O encontro marcou a etapa final de um amplo processo participativo que envolveu 225 conferências municipais, intermunicipais e livres em todo o estado, mobilizando milhares de mulheres em diferentes realidades, territórios e culturas.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou da abertura do evento e destacou a importância da mobilização estadual para o fortalecimento da democracia e das políticas públicas com igualdade de gênero. “Em espaços como este articulamos juntas nossa luta por mulheres livres de violência, mulheres protagonistas da sua história, do seu território, mulheres que possam compartilhar e tenham dignidade, que se sintam pertencentes, que se sintam protegidas, que se sintam, de fato, aquilo que nós sonhamos e que a nossa Constituição de 1988 estabelece. Falar de igualdade de gênero é falar da dignidade humana, é falar de todas as humanidades”, afirmou a ministra.
A secretária estadual Leandre Dal Ponte ressaltou o avanço da política para as mulheres no Paraná. “Realizar a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é um divisor de águas. Reunimos mais de 600 delegadas e observadoras, resultado de um compromisso assumido em 2023 e que já apresenta frutos. Hoje temos um sistema estadual de governança, com mais de 200 municípios estruturados com órgãos, conselhos e fundos. O Fundo Estadual dos Direitos da Mulher já operou mais de R$ 100 milhões em cofinanciamento para ações de fortalecimento da autonomia e de enfrentamento à violência contra as mulheres.”
A presidenta do CEDM, Ivaneti Xavier, também celebrou a representatividade do encontro. “Essa conferência traz uma ampla e diversa participação. Recebemos milhares de propostas que refletem os anseios e as lutas das mulheres paranaenses, incluindo aquelas privadas de liberdade, que também tiveram voz nesse processo. É a maior e mais representativa conferência da nossa história.”
Além da plenária e dos debates sobre os eixos temáticos e transversais da conferência nacional — como política integral de cuidados, equidade no trabalho, financiamento, participação política, educação não sexista, territórios livres de violência, saúde integral, cultura para a igualdade e sustentabilidade — o evento contou com palestra magna da urbanista brasileira radicada na Escócia, May East, que provocou o público com a pergunta: “E se as cidades fossem projetadas por mulheres?”.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo, onde estão disponíveis cartilhas e guias com orientações para a realização das conferências em cada território. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres