PDDE Equidade: webinário aborda regularização de pendências

Educação

Aconteceu nesta quarta-feira, 17 de agosto, o webinário “PDDE e suas Ações Integradas: caminhos para a regularização dos repasses em 2025”. O encontro foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de solucionar dúvidas e orientar gestores escolares e de redes de ensino sobre a resolução de pendências junto ao FNDE para garantir o recebimento de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade

Caio Callegari, coordenador-geral de Equidade Educacional do MEC, lembrou que falta apenas um mês e meio para o fim do prazo de resoluções de pendências — o prazo final para as alterações é 31 de outubro de 2025. “Nós precisamos garantir que esse recurso chegue na ponta e seja bem utilizado para gerar uma transformação educacional. Por isso estamos aqui, para ajudar gestores escolares a resolverem essas pendências para conseguirem receber os valores”, disse. 

Em 2025, o PDDE Equidade teve dois ciclos de adesão abertos, alcançando 27.332 escolas. Isso significa que 99% das escolas elegíveis aderiram ao programa. “A gente precisa de momentos formativos como esse para valorizar esse repasse, que, para algumas escolas, pode ser pouco, mas, para mais de 30% das escolas do Brasil, é a totalidade de seu orçamento. Para essas escolas, esse recurso não é suplementar”, argumentou Pedro Henrique de Almeida Barreto, coordenador-geral de Apoio à Gestão Escolar do MEC. 

PDDE Equidade – Iniciativa do MEC, em parceria com o FNDE, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade destina recursos suplementares às escolas públicas de educação básica que atendem populações historicamente excluídas. O objetivo é fortalecer a equidade educacional, promovendo melhores condições de oferta, infraestrutura e qualidade do ensino em contextos de maior vulnerabilidade social e educacional.   

O programa é composto por três grandes frentes: PDDE Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), que apoia a educação especial inclusiva; PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas, que promove melhorias estruturais nessas unidades; e PDDE Diversidades, que visa à implementação das diretrizes curriculares nacionais em dez linhas temáticas.     

 Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)

Fonte: Ministério da Educação