Periferia Viva avança em Pernambuco

Geral

Recife (PE) – Para acompanhar e acelerar a execução do Programa Periferia Viva nas cidades beneficiadas, a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, realizou visita técnica em Pernambuco, com ações estratégicas em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, contemplando entregas, visitas de acompanhamento, articulações com os governos locais e diálogo direto com as comunidades.

Liderada pela coordenadora-geral de Articulação e Planejamento da secretaria, Luana Alves, e a equipe foi a Olinda, com a Secretaria Municipal de Obras, para alinhamento para a inauguração dos Postos Territoriais de mais duas comunidades, Sapucaia e Aguazinha previstas para o último trimestre deste ano. A equipe visitou ainda a comunidade Peixinhos, para acompanhar o avanço do projeto e o funcionamento do posto territorial já em atividade.

Em Paulista, a visita incluiu reunião estratégica com a Secretaria de Infraestrutura, sobre a comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maranguape, território selecionado no Novo PAC 2025, que prevê investimentos de mais de R$ 10 milhões.

Além disso, a equipe visitou obras em andamento na pavimentação do Arco Verde e obras de contenção de encostas na rua Surubim, ambas no bairro de Arthur Lundgren I, reforçando o acompanhamento de projetos que promovem segurança, dignidade e inclusão social.

Em Jaboatão dos Guararapes, a visita foi para avaliação técnica na comunidade Córrego do Balaio, observando de perto as necessidades mais urgentes da população. Dentre as principais demandas identificadas, estão obras de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário e acesso à água potável. Esses dados serão integrados ao planejamento do Periferia Viva, garantindo que as intervenções atendam às reais necessidades da comunidade.

“Cada visita tem um objetivo concreto: nossa equipe não chega apenas para fiscalizar, mas para escutar, dialogar e construir caminhos junto a prefeituras e comunidades. Queremos que as obras sejam planejadas e executadas de perto, respeitando os desejos dos moradores para seus territórios. O Periferia Viva não é apenas um programa, é uma política de dignidade e justiça social”, pontuou a coordenadora

CEP para Todos

A equipe foi à comunidade Entra Apulso para entregar o CEP único, garantindo o endereçamento pelo Programa CEP para TODOS. Para Roberta, moradora da comunidade, a conquista é simbólica. “O CEP traz dignidade para as pessoas. A gente vem enfrentando muitas dificuldades com relação às entregas, comprovante de residência e agora esse CEP pra toda a comunidade, vai abrir novas oportunidades”, comemorou.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

 

Fonte: Ministério das Cidades