Porto Alegre/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (7/8), a Operação Curator Mendacus, com o objetivo de apurar a suspeita da prática de crime de estelionato contra o INSS.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo/RS e Canoas/RS, cujos resultados serão somados aos demais elementos já obtidos, para a elucidação da autoria do delito.
O inquérito policial teve início a partir da notícia da solicitação e recebimento do saldo do benefício de aposentadoria de um falecido segurado da Previdência, no valor de aproximadamente R$ 100 mil, por meio de um suposto curador, residente no município de Novo Hamburgo/RS, que foi cadastrado indevidamente em banco de dados do INSS.
No curso da investigação, a equipe policial descobriu que a inserção dos dados, que viabilizou o recebimento indevido do benefício, deu-se pelo acesso ao portal “Meu INSS”, a partir de dispositivos e contas em plataformas digitais, utilizados por indivíduo residente na região metropolitana, que também foi responsável pela manipulação de outros benefícios, em situações similares.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
imprensa.srrs@pf.gov.br
@pfriograndedosul
Fonte: Polícia Federal

