Araçatuba/SP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2/9), a Operação Hawala, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por descaminho, evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
20 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba/SP e São Paulo/SP. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de São Paulo, que também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.
Durante as buscas, foram apreendidos seis celulares, um veículo Mercedes-Benz, um Jeep Compass, uma pistola Taurus, uma espingarda CBC, munições, pen drives, HDs, drones e mercadorias como celulares, relógios, acessórios eletrônicos e perfumes importados. Um homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Araçatuba/SP.
As investigações, iniciadas há cerca de dois anos, revelaram que o grupo criminoso utilizava empresas de fachada e sócios laranjas para importar mercadorias de forma irregular, principalmente produtos eletrônicos, posteriormente comercializados em plataforma de e-commerce de grande porte. Essa prática gerava elevado volume de capital ilícito.
O nome da operação, Hawala Digital, faz referência ao antigo sistema informal de transferências financeiras conhecido como Hawala, utilizado pela organização em versão modernizada. Em vez de doleiros convencionais, o grupo contratava operadores para converter os lucros em reais para criptoativos, remetidos ao exterior para o pagamento de fornecedores. Essa modalidade, apelidada de Cripto-Cabo, permitia movimentações transnacionais de grandes quantias de forma rápida, anônima e à margem do sistema financeiro oficial.
As apurações identificaram que uma única empresa operadora do esquema movimentou mais de R$ 1 bilhão em pouco mais de um ano, pulverizando recursos em diversas corretoras de criptoativos. Os investigados poderão responder por associação criminosa, descaminho, sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
Setor de Comunicação Social – Polícia Federal em Araçatuba/SP
Tel.: (18) 3117-2353
E-mail: gab.aru.sp@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal