PF participa de encontro para debater questões sobre a comunidade Pataxó

Geral

Porto Seguro/BA. Nesta quarta-feira (3/9), um encontro reuniu representantes da  Polícia Federal (PF), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público da Bahia (MPBA) e Defensoria Pública da Bahia (DPBA), com as principais lideranças indígenas da região do extremo sul da Bahia, com o objetivo de tratar sobre questões fundamentais para a comunidade Pataxó, em um esforço colaborativo para melhorar as condições de vida e garantir os direitos dos povos originários. 

Dentre os temas discutidos, destacaram-se a questão do reconhecimento e demarcação de terras históricas, um dos principais anseios da comunidade, além dos conflitos fundiários que têm causado tensões na região. Também foi abordado sobre a segurança pública e o desmatamento ilegal.

O encontro marca um passo importante na construção de estratégias que visam solucionar os problemas vivenciados pelos povos originários, com a expectativa de que as ações conjuntas promovam avanços significativos em termos de direitos territoriais, segurança e preservação ambiental.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
(71) 3319-6002
cs.srba@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal