Rio de Janeiro/RJ. Na manhã desta sexta-feira (19/9), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante pela prática do crime de inserção de dados falsos em sistema de informações (Peculato Digital). A ação ocorreu na agência da CAIXA, localizada na Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.
O home preso, que é funcionário da Caixa Econômica Federal, foi flagrado alterando dados cadastrais de clientes da agência bancária para fraudar o aplicativo CAIXA TEM e sacar o FGTS e outros benefícios sociais. A atividade fraudulenta possibilitava a transferência de valores sem o consentimento dos usuários e era realizada no interior da agência da referida instituição financeira.
Na ação, policiais federais, com o apoio da equipe de prevenção a fraudes da CAIXA, efetuaram a prisão do homem em flagrante. A investigação identificou que o funcionário alterou os dados de cerca de 150 clientes, gerando um prejuízo estimado superior a R$ 600 mil.
Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele poderá responder pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal