Guarulhos/SP. A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos deflagrou uma série de ações que resultaram em três prisões por tráfico internacional de drogas, a captura de um procurado pela Justiça, a detenção de uma pessoa por furto e o desembarque compulsório de um passageiro por conduta inadequada.
O desembarque compulsório ocorreu após o pouso de um voo doméstico, quando policiais federais foram acionados pelo comandante da aeronave para intervir em um caso de mal comportamento a bordo. Um passageiro, que acompanhava uma pessoa com necessidades especiais em uso de aparelho para respiração, dirigiu-se de forma agressiva a um integrante da tripulação, proferindo palavras de baixo calão e ameaças. O fato ocorreu após a comissária de bordo solicitar, por questões de segurança, a mudança de poltrona da passageira acompanhada. O homem foi submetido a desembarque compulsório e todos os envolvidos foram ouvidos na delegacia da PF para os devidos registros.
Em relação a detenção por furto, foi por meio do monitoramento das câmeras de segurança nos pórticos migratórios de voos domésticos, que os policiais federais flagraram uma funcionária que presta serviços no local se apropriando de valores esquecidos por um passageiro. A mulher recebeu de outro viajante uma bandeja contendo R$ 54,00 e MZN$ 1.540,00 (equivalente a aproximadamente R$ 130,00) e, em vez de encaminhar os objetos perdidos, guardou o dinheiro para si. Ela foi detida e conduzida à delegacia, onde foi instaurado procedimento para apuração do crime de furto.
Também foi capturado um homem com mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o suspeito foi capturado pelos policiais federais durante o controle migratório. A prisão foi possível após alerta gerado pelos sistemas de checagem da PF. O detido será apresentado às autoridades fluminenses.
Em ações de fiscalização de passageiros e bagagens, realizadas entre quarta (27/8) e esta quinta-feira (28/8) com o auxílio de cães farejadores, aparelhos de raio-X e scanners, a PF prendeu três brasileiros por tráfico de drogas:
Uma mulher, que embarcaria para os Emirados Árabes Unidos (com conexão no Catar), foi flagrada com 3 kg de cocaína ocultos em fundos falsos forjados em sua mala de bordo. Bem como um homem, com destino ao Catar, transportava mais de 2 kg da droga em volumes fixados às suas pernas. E, outra mulher, que seguiria para Bangkok, Tailândia (com conexão no Catar), também foi surpreendida com 3 kg de cocaína escondidos em fundos falsos de sua mala de bordo.
Os três presos serão apresentados à Justiça Federal e poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Tel.: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal