Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquista para Todas”, o Piauí realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O encontro, sediado no auditório do SEBRAE, reuniu delegadas e representantes de 76 municípios, configurando-se como a maior conferência de mulheres já realizada no estado.
A secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy, proferiu a palestra magna do evento, quando destacou a importância da mobilização de toda a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres. “A sociedade precisa se envolver. Não são apenas os governos que conseguem mudar essa misoginia, é toda uma cultura que precisa ser transformada. O Ministério das Mulheres é fruto de uma promessa cumprida, e temos hoje a missão de correr o Brasil garantindo a efetivação de políticas que atendam às necessidades de todas as brasileiras”, destacou.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou o empenho na realização das conferências municipais e territoriais em tempo recorde, com ampla participação popular. “Percorremos mais de cinco mil quilômetros pelo estado, dialogando com mulheres e lideranças. O fortalecimento das secretarias municipais de mulheres tem sido fundamental, pois onde existe esse espaço institucional, as políticas são efetivas e a vida das mulheres é protegida”, ressaltou.
A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Piauí, Marlene Veloso, ressaltou a diversidade das representações presentes. “Sindicalistas, trabalhadoras rurais, prefeitas, secretárias municipais e lideranças sociais mostram a força da luta das mulheres piauienses”, afirmou.
Ligue 180
A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen dos Santos Costa, apresentou o Painel de Dados do serviço, ferramenta lançada neste mês e que sistematiza informações para subsidiar políticas públicas. “Nós tivemos aqui um painel super importante apresentando os dados do Ligue 180, a nova ferramenta da Central. São informações que devem servir de subsídio para a implementação de políticas públicas que levem em consideração as diversas realidades das nossas mulheres no nosso país inteiro”, destacou a coordenadora do Ministério das Mulheres.
5ª CNPM
A Conferência do Piauí faz parte da etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). O encontro nacional será realizado entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com a participação de cerca de quatro mil mulheres de todos os estados brasileiros.
Fonte: Ministério das Mulheres