Polícia Federal combate crimes ambientais e usurpação de bens da União

Geral

Belo Horizonte/MG. Na manhã desta sexta-feira (30/5), a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara/MG, em ação de combate a crimes ambientais e usurpação de bens da União.

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou três pessoas de uma mesma família. Elas são acusadas de praticar, de forma reiterada, crimes ambientais e extração ilegal de minério de ferro em uma propriedade particular pertencente ao patriarca da família, sem qualquer autorização legal. Também foi constatada a supressão de vegetação nativa na área.

A investigação da Polícia Federal revelou que a extração ilegal de minério de ferro era realizada de maneira habitual e profissional, constituindo a principal fonte de renda da família há anos. Laudo pericial apontou um prejuízo ambiental e ao patrimônio da União estimado em quase R$52 milhões nos últimos anos.

A Polícia Militar Ambiental realizou diversas fiscalizações na propriedade, aplicando autuações administrativas e determinando, por várias vezes, a paralisação das atividades ilegais, que, entretanto, nunca foram efetivamente interrompidas. Diante da continuidade das infrações, foram solicitadas as medidas de busca e prisão ao Judiciário.

O preso foi encaminhado ao CERESP Gameleira, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
www.pf.gov.br | cs.srmg@pf.gov.br | @pfminasgerais
(31) 3168- 6340

 

Fonte: Polícia Federal