Políticas do MME são destaque em evento sobre sustentabilidade no setor de sistemas de climatização

Geral

O Ministério de Minas e Energia (MME) tem protagonizado debates sobre sustentabilidade e eficiência energética. No último mês, o Ministério apresentou as ações durante o evento “Projetos para o setor AVAC-R promovendo ações em benefício da camada de ozônio e do clima”, realizado em São Paulo (SP). Na ocasião, o MME reforçou o compromisso de estabelecer padrões técnicos que contribuam para uma maior eficiência energética em edificações e equipamentos.

Representando o MME, a coordenadora de Projetos de Eficiência Energética do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética, Alexandra Maciel, participou da abertura do evento e de palestras sobre assuntos estratégicos. Em uma das participações, destacou as políticas para Índices Mínimos de Eficiência Energética (MEPS) para edificações no Brasil. Além disso, apresentou o programa Procel Edifica e os mecanismos de incentivo.

“Eventos como este aproximam o poder público do setor produtivo, fortalecendo o diálogo e ampliando a divulgação de ações que dependem do engajamento e da colaboração das empresas”, afirmou. Além disso, Alexandra reforçou que as interações deixam clara a profunda interrelação do setor energético e as ações de eficiência energética com as políticas ambientais e especificamente de proteção da camada de ozônio e redução de emissões.

Durante workshop focado em projetos demonstrativos para data centers, Alexandra Maciel proferiu a palestra “Eficiência Energética – Impacto de data centers na matriz energética brasileira”. A apresentação abordou a crescente demanda energética dos data centers no país, que atualmente representam 2-3% do consumo nacional, com uma estimativa de demanda adicional de 2,5 GW até 2037, exigindo investimentos significativos em transmissão.

Além da palestra, a coordenadora participou de mesas de abertura e reuniões de coordenação com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ABRAVA. Essas discussões visaram fortalecer a estratégia brasileira para a redução do consumo de gases de efeito estufa e a implementação de políticas de eficiência energética para equipamentos de refrigeração comercial.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia