O Ministério das Comunicações apresentou nesta quarta-feira (3) algumas de suas principais políticas públicas voltadas à inclusão digital durante o Telebrasil 2025, em Brasília (DF). Os programas Wi-Fi Brasil, Escolas Conectadas e Norte Conectado foram destaques no painel “Os satélites e as políticas públicas”, promovido pela Abrasat.
“Quando levamos infraestrutura satelital a uma comunidade remota e abrimos o sinal Wi-Fi, damos conectividade a todos. Só com o Wi-Fi Brasil, estamos expandindo a conexão para mais 28 mil pontos em áreas isoladas do país”, afirmou o diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do MCom, Jordan Paiva.
O Wi-Fi Brasil garante acesso gratuito à internet em banda larga via satélite para cidadãos em regiões carentes. Já o Norte Conectado está implantando 12 mil km de cabos de fibra óptica pelos rios amazônicos, levando infraestrutura digital para aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e produtores rurais.
Segundo Paiva, os resultados já podem ser percebidos diretamente na vida das pessoas. “Quando chega conectividade, as comunidades se desenvolvem e o PIB local cresce. É a economia girando com mais força”.
Além dos projetos apresentados, o Ministério das Comunicações coordena outras iniciativas de impacto social, como Computadores para Inclusão, Internet Brasil e Carreta Digital, que somam esforços para garantir acesso à tecnologia e ampliar oportunidades para todos os brasileiros.
O EVENTO
O Painel Telebrasil é um dos principais eventos de telecomunicações do país, que se consolida como espaço estratégico de debates sobre o papel da conectividade no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O encontro tem como objetivo oferecer uma visão atualizada da agenda institucional, regulatória e econômica do setor, destacando a inovação como motor de crescimento. Em sua edição de 2025, o Painel Telebrasil reafirma sua vocação de celebrar o futuro e será novamente palco do Prêmio Inova, que reconhece protótipos desenvolvidos por instituições da Rede Federal, alinhados este ano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações