Polo de Irrigação do Planalto Central avança com união entre municípios

Geral

Brasília (DF) – Com o objetivo de fortalecer a integração e promover a unidade entre os municípios que compõem o Polo de Irrigação do Planalto Central, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, no dia 12 de junho, do 1º Encontro de Prefeitos da região, realizado no município de Cristalina (GO). O evento reuniu prefeitos, representantes do legislativo municipal, empresários, agricultores, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e demais lideranças locais.

A diretora do Departamento de Irrigação do MIDR, Larissa Oliveira Rêgo, representou o MIDR na ocasião e destacou a importância da articulação federativa e do planejamento regional para o avanço da agricultura irrigada. “O Polo de Irrigação do Planalto Central é estratégico para o desenvolvimento regional e para a segurança alimentar do país. O MIDR trabalha para fortalecer as associações, apoiar carteiras de projetos e promover a irrigação sustentável como instrumento de desenvolvimento”, afirmou.

Estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Silvânia, Ipameri, Campo Alegre, Luziânia e Vianópolis, recepcionados pelo prefeito de Cristalina, Dr. Luiz Otávio. O evento aconteceu na sede do Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), com apoio da diretora executiva Cheila Girardello, e contou com a organização da equipe técnica e administrativa da Associação dos Irrigantes do Planalto Central (IRRIGO).

A programação incluiu palestras do secretário-executivo da IRRIGO, Aurélio Miranda; do professor do IF Goiano, Álvaro Cândido; da diretora Larissa Rêgo; e de Renato Caetano, da empresa Completta. Os temas abordaram a importância do fortalecimento da associação de irrigantes, o papel do Projeto Ametista no monitoramento da irrigação, a atuação do MIDR no apoio às demandas regionais e o potencial de crescimento do Polo.

Larissa Rêgo destacou ainda a relevância do evento para o planejamento de projetos de irrigação. “O encontro foi um momento de discussão e alinhamento de temas importantes para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região, como aprimoramento de projetos, mapeamento da irrigação e energia, conscientização e parcerias”, completou a diretora.

O encontro também serviu para apresentar dados atualizados sobre a atividade irrigada na região e reforçar a importância da cooperação entre os entes públicos, a sociedade civil organizada e o setor produtivo para o desenvolvimento sustentável do território. Ao final do evento, o prefeito de Cristalina anunciou o reconhecimento oficial da Associação dos Irrigantes como entidade de utilidade pública municipal. A medida permitirá a celebração de novas parcerias e o fomento a projetos com apoio técnico, financeiro e logístico.

Política Nacional de Irrigação e fortalecimento dos polos

O Polo de Irrigação do Planalto Central integra a Política Nacional de Irrigação (PNI), coordenada pelo MIDR, que tem como objetivo impulsionar a agricultura irrigada no Brasil por meio de ações integradas entre os irrigantes, municípios, estados e governo federal. A seleção prévia dos polos é realizada com base em critérios técnicos, como a existência de associações de irrigantes, a importância da produção irrigada para a economia local e o potencial de expansão ou aumento de produtividade com o uso de tecnologias mais eficientes.

Além disso, o MIDR é responsável pelo planejamento setorial e territorial das regiões irrigadas do país, articulando as demandas dos produtores rurais com políticas públicas e parcerias estratégicas. Com isso, busca-se consolidar territórios irrigados mais produtivos, sustentáveis e alinhados com as diretrizes do desenvolvimento regional integrado.


Outras Notícias:

Projeto Irriga DF aproxima governo de pequenos produtores e acelera acesso a serviços

Cooperação Brasil-Uruguai avança com oficina para criação de Parque Tecnológico Binacional

Caminho das Águas: seminárido potiguar recebe 14 dessalinizadores para assegurar água potável

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional