A população de Capitão Poço, no Pará, passa a contar com uma nova opção de rádio para informação e entretenimento. Portaria do Ministério das Comunicações, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22), autoriza a empresa BH & Marinho Comunicações a executar o serviço de retransmissão de rádio na Amazônia Legal, ampliando o acesso da comunidade local a conteúdos de qualidade. Ao todo, mais de 56 mil paraenses serão beneficiados com o novo serviço.
Conhecido como RTR, o serviço é destinado a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de emissoras de radiodifusão sonora FM das capitais para os municípios do mesmo estado. A Amazônia Legal abrange Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
“As autorizações para retransmissão de rádios nas cidades da Amazônia Legal levam informação regional e cultura local a milhares de brasileiros que residem, principalmente, em áreas mais remotas”, ressaltou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Nos últimos dois anos e meio, de acordo com a Secretaria de Radiodifusão (Serad) do MCom, o número de autorizações subiu 1.860%, passando de 25 no governo anterior para 490 no atual.
Como solicitar uma retransmissão?
A entidade interessada em retransmitir sinais de radiodifusão sonora FM deve requerer autorização ao Ministério, que solicitará estudos de viabilidade técnica elaborados pela Anatel. Havendo parecer favorável, será promovido processo seletivo para a escolha da entidade autorizada a executar o serviço de RTR.
A autorização do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal é formalizada por meio de contrato entre o Ministério das Comunicações e a parte interessada, publicado no DOU com as características técnicas aprovadas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações