População de Recife ganha 30 novos Pontos de Inclusão Digital com 260 computadores entregues pelo Ministério das Comunicações

Geral

Moradores de Recife (PE) agora têm mais oportunidades para aprender, se conectar e se preparar para o mercado de trabalho. Foram inaugurados 30 Pontos de Inclusão Digital e entregues 260 computadores recondicionados, resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Prefeitura do Recife. A ação deve beneficiar mais de 40 mil pessoas na região. 

“A inclusão digital é uma ferramenta de transformação social. Com esses computadores e novos espaços de acesso à tecnologia, estamos garantindo que cada vez mais brasileiros tenham oportunidades de aprender, empreender e construir um futuro melhor”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. 

Os computadores, reaproveitados a partir de doações de órgãos públicos e empresas, passam por recondicionamento no Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC Brasil), que dá nova vida aos equipamentos e os destina a projetos sociais. Além do acesso às máquinas, a população terá formações presenciais e online em áreas como informática básica e manutenção de computadores. 

“O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e contribuir para a transformação de comunidades, reforçando o compromisso de unir sustentabilidade, inovação e inclusão digital”, destacou o diretor-executivo do IEC-Brasil, Sávio França. 

Um dos espaços beneficiados é o Compaz (Centro Comunitário da Paz), que já oferece atividades de cultura, educação e esporte. Agora, também amplia o acesso à tecnologia. “Esses computadores representam novas oportunidades para milhares de famílias do Recife. Mais que acesso à internet, é acesso a conhecimento, cidadania e futuro”, ressaltou o secretário de Cidadania e Cultura de Paz da Rede Compaz, Túlio Arruda. 

A ação é fruto de um acordo firmado em setembro entre o Ministério das Comunicações e a Prefeitura do Recife. Ao todo, a parceria prevê a entrega de 500 computadores para ampliar o acesso de jovens e adultos às tecnologias digitais, com foco no aprendizado e na preparação para o mercado de trabalho. 

Sobre o Computadores para Inclusão 

O programa do Ministério das Comunicações já doou mais de 63 mil computadores para escolas públicas, projetos sociais, áreas remotas e rurais, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e territórios quilombolas. A iniciativa também capacitou 59 mil pessoas em áreas como informática, manutenção de computadores e design gráfico. Além disso, garante o descarte ambientalmente correto dos equipamentos sem reaproveitamento, unindo inclusão digital e sustentabilidade.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

 

Fonte: Ministério das Comunicações