A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto da capital (Saerb), segue intensificando a identificação de pontos de vazamentos nas redes de distribuição de água, com o objetivo de evitar desperdício e garantir que a população não fique sem abastecimento.
Na manhã desta terça-feira (09), um vazamento foi registrado em uma rede de 300 milímetros na rua Alberto Torres.
A tubulação, que possui capacidade de distribuir até 400 litros por segundo, atende os conjuntos Rui Lino, Joafra e parte do bairro Conquista. O rompimento ocorreu devido à pressão da rede central.
Saerb permanece no local realizando os trabalhos necessários para garantir o fornecimento de água com segurança e rapidez. (Foto: Marcos Araúijo/Secom)
De acordo com Tharcísio Henrique, encarregado de obras do Saerb os vazamentos acontecem por conta da modernização das bombas aumentando o fluxo da água, e como a tubulação é antiga não resiste a pressão e vai se rompendo com a força da água.
“Devido a rede ser antiga, as bombas, os equipamentos tudo novos, onde o Sserb está investindo muito nessa questão, para poder abastecer bem a população. Aí, vem acontecendo esse tipo de caso, em alguns trechos a rede está estourando.” explicou.
“Os vazamentos acontecem por conta da modernização das bombas aumentando o fluxo da água”, explicou Tharcísio.
Tharcísio Henrique tranquilizou a população, informando que o reparo na rede de distribuição não prejudicou o abastecimento na região. A equipe do Saerb permanece no local realizando os trabalhos necessários para garantir o fornecimento de água com segurança e rapidez.
“Aqui a situação até meio-dia a gente consegue concluir. A gente já localizou onde está o defeito e vamos já fazer a parte do corte. Quando a gente finalizar, vai normalizar o abastecimento no Rui Lino, Conquista e o Joafra. Essa população todinha vai receber água ainda hoje.”