Foto: Salomão Matos/Secom
A Prefeitura de Rio Branco tem sido uma importante parceira do Governo do Estado na recuperação da malha viária rural da capital. Por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), o município tem fornecido insumos, como asfalto e materiais para construção de pontes, colaborando diretamente com os trabalhos realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
O apoio da gestão municipal reforça o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento rural. Somente nos últimos anos, já foram melhorados mais de 5 mil quilômetros de ramais, além da construção e recuperação de diversas pontes, garantindo melhores condições de tráfego e de escoamento da produção agrícola.

De acordo com o encarregado de obras do Deracre, Valdemir Conceição, a parceria tem trazido resultados positivos para toda a população.
“É uma parceria entre Governo, Deracre e Prefeitura de Rio Branco. E quem ganha com isso é a população, com o benefício de escoar suas produções. A Emurb entra com os insumos, e nós com o maquinário e a mão de obra”, explicou.
Na manhã desta quarta-feira (22), o secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, visitou uma das frentes de serviço na estrada do Quixadá, onde estão sendo recuperados 8 quilômetros de via. A ação beneficiará mais de 400 famílias de produtores rurais, facilitando o transporte e a comercialização de seus produtos.

Segundo o secretário, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do campo.
“Este ano estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado na recuperação asfáltica. Já realizamos obras no Wilson Pinheiro e agora estamos no Quixadá. Essa é uma determinação do nosso prefeito, que se preocupa em manter o homem no campo, garantindo condições para produzir e escoar sua produção. O trabalho é contínuo, porque os desafios se renovam a cada inverno, mas não paramos”, destacou Eracides.
Além da estrada do Quixadá, a parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado também contempla outras frentes de serviço nas estradas Transacreana, Ramal do Capela, Altimari, São Sebastião e Polo Agrícola JK.