O prefeito em exercício, Alisson Bestene, nesta quinta-feira (22), participou da posse aos novos membros do Conselho Municipal de Educação, que atuarão na formulação e fiscalização das políticas públicas educacionais do município pelos próximos dois e quatro anos.
O colegiado será composto por representantes de diversas instituições ligadas à área educacional, com mandatos de dois e quatro anos, assegurando a renovação e a continuidade do trabalho.

A escolha dos conselheiros não é feita por eleição direta, mas por indicação das instituições que integram o Conselho. Cada entidade indica um titular e um suplente para representá-la durante o período determinado. A presidência do Conselho é eleita internamente pelos conselheiros empossados.
Atualmente, o Conselho conta com 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, incluindo representantes do Sinteac, Conselho Estadual de Educação, Universidade Federal do Acre (Ufac), Sindicato das Escolas Particulares, Organização Municipal para a Educação Pré-Escolar, CODEP (Colegiado de Diretores das Escolas Públicas Municipais), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da Secretaria Municipal de Educação e representantes de pais.
O prefeito em exercício, Alysson Bestene, ressaltou a importância do Conselho para a educação municipal.

“A gente vai dar posse aos novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação, que é um parceiro. Através do conselho, que fiscaliza e, ao mesmo tempo, orienta e acompanha todas as ações do município em relação à nossa educação municipal. Nós temos um objetivo comum, que é o de cada vez melhorar a educação. Esse é o propósito do prefeito Tião Bocalom e de toda a gestão”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vômea Maria de Araújo, o trabalho das instituições é essencial para garantir a representatividade e a efetividade do órgão.
“Os conselheiros, a gente solicita para as instituições que compõem o colegiado. As instituições fazem as indicações de um titular e um suplente, que vão compor o colegiado durante esse período”, explicou.
O Conselho Municipal de Educação tem papel fundamental na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento da educação em Rio Branco.