A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil promoveu na manhã desta sexta-feira (13), uma capacitação voltada à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação, no ambiente público. O evento foi realizado na sala de reuniões da sede da Prefeitura e contou com a colaboração institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).
A iniciativa faz parte da política municipal estabelecida pelo Decreto nº 1.500, de 31 de março de 2025, que visa assegurar um ambiente de trabalho saudável, seguro e respeitoso para todos os servidores e cidadãos. O decreto instituiu a Comissão de Acolhimento e Assistência Psicossocial (CAAP), composta por servidores efetivos, responsável pelo acolhimento e apuração de denúncias relacionadas a práticas de discriminação.

A coordenadora da comissão, Conceição Andrade, salienta que a iniciativa tem como intuito, preparar os servidores para atuarem com mais sensibilidade, respeito e eficiência no acolhimento à população que enfrenta qualquer forma de violência ou discriminação no âmbito do município.
“A Prefeitura de Rio Branco está, mais uma vez, saindo na frente, criando mecanismos de proteção e escuta ativa para garantir dignidade e apoio a quem mais precisa”, destacou a coordenadora.
Com o objetivo de fortalecer a atuação da CAAP, a Prefeitura contou com a parceria do TJAC, especialmente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio no 1º Grau de Jurisdição, presidida pela juíza de Direito, Dra. Evelin Bueno. A capacitação, ministrada pela magistrada, abordou experiências práticas e estratégias adotadas pelo Judiciário no enfrentamento ao problema.

A participação da juíza Evelin Bueno foi autorizada pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, e simboliza o compromisso conjunto entre as instituições públicas em promover ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.
De acordo com o secretário Valtin José, o objetivo principal é qualificar os servidores não apenas para lidar com os colegas de trabalho, mas, principalmente, para oferecer um atendimento humanizado e eficiente à comunidade.
“Essa capacitação é uma recomendação do nosso prefeito, Tião Bocalom. Ele sempre nos orienta a preparar os servidores para atender bem, sem discriminar ninguém. Isso é fundamental para valorizarmos tanto os trabalhadores quanto a população”, destacou.