A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará no dia 30 de abril a supressão de uma árvore localizada no centro da cidade. A medida foi tomada após vistoria técnica no local e emissão de parecer que constatou risco de queda, colocando em perigo a segurança de pedestres, motoristas, estabelecimentos comerciais e, especialmente, dos alunos do Colégio Estadual José Rodrigues Leite, situado próximo à árvore.
Por conta do grande fluxo de pessoas durante o dia, a intervenção será realizada no período noturno, minimizando impactos no trânsito e na rotina do comércio local.
Como parte da compensação ambiental, a secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco está promovendo o plantio de 600 mudas de espécies florestais e frutíferas, como copaíba, açaí e ipê, na Avenida Amadeo Barbosa, nos dias 29 e 30 de abril. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.
A engenheira florestal da secretaria, Sônia Freire, explica que a decisão é pautada pela segurança pública e responsabilidade ambiental.
“A árvore passou por vistoria técnica, que indicou risco à integridade das pessoas, incluindo estudantes do colégio próximo, e ao patrimônio. A supressão, embora necessária, está sendo compensada com ações de reflorestamento que fortalecem a arborização e garantem os benefícios ambientais para a cidade”, afirmou.
A Prefeitura de Rio Branco reforça que todas as ações seguem critérios técnicos, normas ambientais e o Plano Municipal de Arborização Urbana.