Prefeitura de Rio Branco segue com construção de calçadas e sarjetas

Acre

Melhor e maior acessibilidade, segurança para os pedestres e infraestrutura urbanística são os objetivos principais do plano de ação da Prefeitura de Rio Branco na construção de calçadas e sarjetas na capital acreana.

As intervenções estruturantes na infraestrutura dos passeios públicos tiveram início em pontos de grande fluxo de pessoas e veículos, levando mais segurança aos cidadãos rio-branquenses. Nessa nova etapa, as obras estão chegando aos bairros e mudando a realidade das comunidades.

Na manhã desta quinta-feira (10), o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, esteve acompanhado do diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) realizando uma visita técnica a obra de construção do calçamento da Av. Paulo Lemos de Moura Leite, no bairro Portal da Amazônia.

O passeio, além de beneficiar diretamente à população dos bairros no entorno daquela localidade, ainda beneficiará às pessoas que buscam atendimento do Judiciário acreano na Cidade da Justiça.

Cid Ferreira asseverou que as obras de construção de calçamentos em Rio Branco é uma determinação do Prefeito Tião Bocalom após o asfaltamento de mais 170 quilômetros de ruas na capital.

Cid: “É uma determinação do prefeito após o asfaltamento de mais 170 km de ruas”.(Foto: Val Fernandes/Secom)

“A manifestação do prefeito com relação a passeio público é grande, porque ele disse, olha, atendemos boa parte da cidade, 171 quilômetros nós atendemos através do Asfalta Rio Branco, mas o prefeito chamou a atenção, temos que fazer calçada. O prefeito determinou que fosse executado, que se realize esse trabalho do passeio público. E aqui, só aqui, nós estamos com mil e 200 metros de calçada que vai atender o portal da Amazônia, aquela população que vem ser atendida pela Cidade da Justiça. Já fizemos boa parte lá no centro, ali por perto do Terminal Urbano, e agora estamos devagarinho entrando para os bairros”.

A construção do passeio público também era um pedido por parte do Judiciário acreano, proporcionando mais segurança aos que buscam o atendimento da Justiça. A então presidente do TJAC, Desembargadora Regina Ferrari chegou a batizar a obra de “calçada da Justiça”, como comentou o secretário da Seinfra.

“O Prefeito determinou que a Secretaria de Infraestrutura executasse. O prefeito em conversa com a Desembargadora falou, ‘doutora, vamos fazer a calçada, e ela disse, vai ser a calçada da Justiça’, e pronto, ficou batizada a calçada da Justiça. A desembargadora é uma das mais radiantes com esse trabalho”, disse Cid.

A obra também contará com um trabalho paisagístico ao longo de todo o seu trecho. Como a calçada margeia parte de uma Área de Proteção Permanente (APA) um trabalho de sinalização será implantado no local, que será executado pela RBTrans, alertará aos motorista⁩s e transeuntes sobre a passagem e circulação de animais silvestres, como macacos, capivaras, entre outros.

“Nos locais que é possível, que tenham um pouco mais de espaço na construção do passeio público, vem também um paisagismo. Aqui nós vamos colocar uma grama esmeralda, que também vai ajudar na proteção da calçada. A observação que o prefeito fez numa reunião juntamente com a RBTrans é justamente essa, que seja feita a proteção dos animais e que eles não sejam atropelados, não sejam atingidos pelos carros que aqui trafegam”, concluiu Cid.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC