Durante o encerramento da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), na noite da sexta-feira, 23, após a apresentação de novos membros, o secretário de Estado do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, recebeu o prêmio Herói Cotidiano da GCF Task Force.
A homenagem, anunciada pelo líder internacional da Força-Tarefa, William Boyd, e a diretora de projetos, Colleen Lyons, representa um reconhecimento pela contribuição diária do gestor para o fortalecimento e avanços das políticas socioambientais com respeito às salvaguardas para o desenvolvimento de uma nova economia florestal de baixas emissões.

Leonardo Carvalho é servidor público da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), advogado especialista em direito do trabalho. Possui vasta experiência nas áreas de Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos.
Na pasta ambiental presidiu o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC), onde contribuiu para o fortalecimento da governança, planejamento e execução do processo de atualização do sistema de REDD+ Jurisdicional do Acre, e das salvaguardas socioambientais do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O secretário da Sema no Acre representa os Estados Amazônicos na Comissão Nacional de REDD+ do Brasil (CONAREDD+), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e também atua como coordenador do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) sobre Salvaguardas Socioambientais e também como vice-coordenador do GTT sobre Mensuração, Relato e Verificação (MRV) do MMA, no âmbito dos estados amazônicos, na temática de REDD+ Jurisdicional.
“Receber o prêmio GCF é muito significativo, e complementa todo o trabalho que a gente vem fazendo com muito amor e dedicação. Quero agradecer ao governador Gladson Camelí e à vice-governadora Mailza Assis que me deram a oportunidade de trabalhar nesta pauta. Sou servidor público do Estado há quase 20 anos e, pra mim, foi um presente trabalhar no Meio Ambiente. Sempre via o estado do Acre avançar nessa temática. Atuei no IMC e agora na Sema e, é uma honra poder contribuir para a continuidade dessa vanguarda, desse pioneirismo que o Acre trilha há mais de 15 anos. Sediar o GCF uniu esforços de todo nosso governo, servidores e colaboradores incansáveis, e tivemos essa oportunidade gigantesca porque o governador dá essa liberdade pra gente trabalhar”.

Sobre a GCF
A iniciativa global de governadores e autoridades subnacionais reúne mais de 43 estados e províncias de 11 países, que atuam em conjunto para o fortalecimento e avanço das políticas públicas de proteção às florestas e o desenvolvimento de uma economia verde. A edição 2025 da GCF trouxe o tema da “Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades”.
Fonte: Governo AC