Durante encontro oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (9.07), o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, destacou que o Brasil é referência em programas de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, o Brasil conta com políticas públicas consolidadas de segurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A segurança alimentar também é muito importante para a Indonésia e nós somos muito francos e abertos em dizer que nós já utilizamos os programas brasileiros como modelo. Agora, inclusive, estamos no meio de um programa muito ambicioso de merenda escolar para as crianças e para mulheres gestantes”, relatou o presidente.
A Indonésia lançou recentemente o programa Refeição Nutritiva Gratuita, inspirado no PNAE, que consiste no repasse de recursos financeiros federais para garantir alimentação saudável para estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica. “Estamos determinados a alcançar os avanços do Brasil”, afirmou Prabowo.
No Brasil, 24,4 milhões de pessoas deixaram a situação de fome em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o Brasil registrou uma redução de 85% na insegurança alimentar severa em 2023, de acordo com o relatório da ONU sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo.
Aliança Global
Durante o encontro, o presidente Lula reforçou a afinidade entre os dois países, especialmente em pautas centrais como o combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas. Além disso, o presidente da República reforçou que “a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pela presidência brasileira do G20, vai contribuir para transformar esse plano em realidade”.
A iniciativa busca apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades. O núcleo da Aliança é a Cesta de Políticas, um menu de instrumentos políticos rigorosamente avaliados. Entre eles, constam iniciativas brasileiras de combate à fome, como o PAA e o PNAE.
Parcerias fortalecidas
O ministro do MDS, Wellington Dias, estava presente no evento e se reuniu com as lideranças. Ele destacou os avanços na agenda social entre os dois países “Acertamos parcerias na área social, alimentação escolar combinada com apoio aos pequenos agricultores, mas também o estímulo para a superação da pobreza”, afirmou Dias.
O presidente da Indonésia destacou que pretende aumentar a cooperação entre os países. “Nós temos muitos interesses comuns, nós temos muitos recursos e nós realmente podemos nos beneficiar, não somente no comércio, mas na indústria e em muitos outros campos, como na agricultura”, afirmou a liderança.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome