Presidente Lula entrega primeiras unidades do Minha Casa, Minha Vida com Praça da Leitura

Cultura

Em cerimônia nesta sexta-feira (1) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou as primeiras unidades do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com Praça da Leitura. O espaço é fruto de parceria entre os ministérios da Cultura e das Cidades e está localizado em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Na solenidade, mais de 7,5 mil pessoas receberam as chaves da casa própria em seis cidades de diferentes regiões do Brasil, num total de 1.876 imóveis.

“Eu tive a minha primeira casa em 1975 e era menor que as que vocês receberam hoje. Eu morava numa casa com mulher, cinco filhos, sogra e dois cachorros e ela só tinha 33m². Desde então, eu dizia: custa fazer uma varandinha? Uma sacadinha? Custa apenas respeito ao povo. E agora estamos indo além: todos os novos conjuntos terão uma biblioteca, para que as crianças possam ter acesso ao que os pais muitas vezes não tiveram. O que o povo quer é dignidade, e não é porque é pobre que deve ser tratado como se não valesse nada”, afirmou Lula.

Em Horizonte, a praça da leitura no Residencial João Severo da Silva contará com acervo de 240 livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) doado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC) e será compartilhada entre 128 pessoas, que irão ocupar as 32 moradias. O espaço será replicado nas novas construções do MCMV.

A coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Nadja Cézar, destaca a importância da colaboração interministerial para o programa.   

“A parceria do Ministério da Cultura com o Ministério das Cidades na concretização desse projeto de espaços de cultura dentro do Minha Casa, Minha Vida é um marco de transformação desse programa. E a cooperação com o Ministério da Educação trazendo livros para compor esses espaços enriquece ainda mais essa proposta e é algo que vai ficar marcado no município de Horizonte como um grande modificador daquela comunidade”, salienta.

A ação visa aprimorar a qualidade urbanística dos empreendimentos, diversificando os espaços de convívio e de encontro dos moradores, reforçando o compromisso do Governo Federal com a democratização do acesso ao livro e ao conhecimento.

Estima-se que praças da leitura ou salas de bibliotecas sejam implementadas em 380 novos empreendimentos em todo o país, atendendo cerca de 40 mil famílias.

Em seu discurso, o ministro das Cidades, Jader Filho, enfatizou que, apenas em 2024, o MCMV respondeu por mais de 50% dos lançamentos imobiliários no Brasil, além do alcance da iniciativa. “Essa entrega de hoje é uma entrega que simboliza o avanço que o programa tem tido desde o seu retorno à Presidência da República no seu terceiro mandato”, declarou.

.
.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Estados

Também foram entregues, simultaneamente, empreendimentos em Pojuca e Paulo Afonso (BA), Açailândia (MA), Teresina (PI) e Chapada de Areia (TO). Nos estados, ministros participaram ao vivo do ato. “Quando alguém sai do aluguel, ali também é um dinheirinho a mais que entra para a família e é assim que nós reduzimos a miséria, reduzindo a pobreza”, afirmou direto da capital do Piauí o titular do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

As ações também contaram com os ministros André Fufuca (Esporte), Rui Costa (Casa Civil), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Rui Costa (Casa Civil).

Na capital federal, além do presidente Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, estiveram presentes os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Socia), a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; e o presidente da Caixa, Carlos Vieira.

Fonte: Ministério da Cultura