Procon do Acre participa do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal

Acre

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) participou, na última terça, 21, do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal, promovido pelo Grupo de Proteção à Marca (BPG), em Rio Branco.

Também participaram do evento agentes públicos de diversas instituições. Foto: Emely Azevedo/Procon

A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes a reconhecerem produtos falsificados, contrabandeados e que não atendem às normas. 

Dentre outros fatores, o workshop também permitiu o aprimoramento do olhar técnico dos convidados para orientar o comércio sobre as consequências do mercado ilegal e reforçar a importância de trabalhar com produtos com nota fiscal e procedência garantida.

Atualmente, o Procon/AC age nas frentes de educação e fiscalização, visando a conscientização dos consumidores sobre os riscos do consumo de produtos irregulares, práticas que prejudicam o consumidor e enfraquecem a economia formal. Compareceram ao evento os setores de educação, fiscalização e atendimento e diretoria do Procon/AC.

Treinamento permitiu o aprimoramento técnico dos participantes. Foto: Elen Hanashara/ Procon

A presidente do Instituto, Alana Albuquerque, destaca a importância da participação do Procon no workshop, que trata de um tema tão relevante para a sociedade: o combate ao mercado ilegal e a promoção de um consumo consciente, seguro e responsável.

“O Procon/Ac tem um papel fundamental nessa missão. Nosso compromisso é com a proteção do consumidor, e isso significa garantir que os produtos colocados no mercado sejam lícitos, tenham qualidade e não ofereçam riscos à saúde ou à segurança da população”, pontuou.

Produtos falsificados e contrabandeados são uma infração legal, representam um sério risco à vida das pessoas e prejudicam a economia do país, alimentando redes criminosas, sonegando impostos e promovendo uma concorrência desleal com os comerciantes que atuam dentro da legalidade.

Representantes do Grupo de Proteção à Marca (BPG). Foto: Emely Azevedo/Procon

O palestrante Marcelo Toledo de Camargo destacou que  a ideia do workshop surgiu, principalmente, da importância da região em relação às fronteiras e disseminação de produtos das fronteiras para o resto do país. 

“Na verdade, sempre tivemos interesse de vir aqui para o Acre. Primeiro, porque é uma região de fronteira, então, é bastante importante a gente estender conhecimento para as autoridades públicas”, enfatizou.

O Grupo de Proteção à Marca – BPG é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002 por marcas reconhecidas, com o objetivo de combater o mercado ilegal no Brasil.

Entre os principais objetivos da associação estão o enfrentamento de todas as formas de violação dos direitos de propriedade intelectual, da concorrência desleal, do contrabando e do comércio de produtos ilícitos que não atendem às exigências dos órgãos reguladores governamentais.

A associação também atua na proteção dos direitos do consumidor, coibindo a comercialização de produtos falsificados no país.

Fonte: Governo AC