O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), esteve presente na 1ª Expo Fronteira, realizada em Assis Brasil, neste final de semana.
A participação do órgão marcou a programação do evento agropecuário com atividades educativas e fiscalizatórias, voltadas à defesa dos direitos dos consumidores e à orientação dos fornecedores. A atividade foi desenvolvida em parceria com Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
Agentes do Procon e MPAC entregam notificações recomendatórias aos fornecedores da Expo Fronteira. Foto: Tamires Moreira/ProconNa ocasião, os agentes percorreram os estabelecimentos comerciais instalados no evento, verificando práticas de consumo, conferindo a regularidade dos preços, a validade dos produtos e a clareza das informações oferecidas aos consumidores.
Também foram entregues notificações recomendatórias pelos fiscais do Procon e do MPAC aos comerciantes, com orientações voltadas a possíveis adequações necessárias às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Agentes fiscais dialogam com fornecedores e consumidores. Foto: Tamires Moreira/Procon“Essas medidas não são apenas exigências legais, mas também uma forma de fortalecer a confiança do consumidor nas relações comerciais com os fornecedores locais”, afirmou a chefe da Divisão Regional do Procon no Alto Acre, Mayra Araújo.
Feiras como espaço de aproximação
As feiras agropecuárias, como a Expo Fronteira, são vistas pelo Procon como oportunidades valiosas para aproximar os órgãos de defesa do consumidor da população e, consequentemente, difundir as leis consumeristas.
Agentes fiscais do Procon e MPAC que participaram das ações fiscalizatórias na Expo Fronteira. Foto: cedidaAlém da 1ª Expo Fronteira, realizada em Assis Brasil, os agentes do Procon também estiveram na capital, Rio Branco, participando do programa Juntos pelo Acre, na regional da Vila Acre, e na Expoquinari, em Senador Guiomard.
“Essa agenda reforça o compromisso da gestão governamental de levar educação, fiscalização e orientação para todas as regiões do estado, conforme determinou o nosso governador Gladson Camelí”, destacou a presidente do Procon, Alana Albuquerque.
Fonte: Governo AC

