Com o objetivo de qualificar o atendimento ao recém-nascido em situações de emergência, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Rede Alyne, está promovendo o Curso de Reanimação Neonatal do Recém-nascido maior ou menor de 34 semanas em Senador Guiomard, no Hospital Ary Rodrigues.
“Hoje, aqui no nosso hospital, estamos recebendo a Rede Alyne, por meio da doutora Ana Isabel, capacitando os nossos profissionais para a ressuscitação e transporte neonatal. Essa é uma preocupação do nosso governador, para atender melhor a população”, destacou a gerente geral do hospital Ary Rodrigues, Gabriela Silva.
Para a enfermeira obstétrica Selna Paiva, o curso trará benefícios também para os municípios próximos. “Estamos realizando esse curso não só pensando em Senador Guiomard, mas em atender Capixaba, Plácido de Castro e Campinas. A capacitação ocorre com muitas atividades práticas, para que possamos dar um atendimento de melhor qualidade aos nossos neonatos”.

O curso é voltado para profissionais da saúde que atuam diretamente no parto e nascimento, e segue as mais recentes diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visando qualificar os profissionais para uma resposta rápida e eficiente, melhorando as chances de sobrevivência do bebê. Com o apoio de instrutores e simulações realísticas, a qualificação busca reduzir a morbimortalidade neonatal e preparar as equipes para emergências de forma qualificada.
“Estamos aqui para diminuir a mortalidade materna e fetal. Essa é uma grande preocupação do governo do Estado, com relação a esse tipo de óbitos. Esse curso não vai ser colocado no bolso. Ele vai fazer diferença com o conhecimento adquirido, para melhor transportar as crianças para unidades que tenham cuidados intensivos neonatais”, finaliza a médica pediatra e presidente da sociedade acreana de pediatria, Ana Isabel Montero.
Fonte: Governo AC