O projeto Nadando com Daniel Dias tem transformado a vida de alunos com deficiência em Valinhos, São Paulo. Nesta terça-feira (6), o ministro do Esporte, André Fufuca, conheceu de perto a iniciativa, durante mais uma rodada do Ministério Itinerante.
“O Ministério Itinerante está em São Paulo, ao lado da lenda Daniel Dias. Hoje são atendidas pela iniciativa do campeão paralímpico, graças à parceria com a nossa pasta, mais de 860 crianças, em 21 núcleos esportivos. Nenhuma delas havia praticado ainda alguma modalidade esportiva. Não havia apoio, atenção ou assistência do Estado. Agora, estão tendo aula de natação com o melhor nadador paralímpico da história”, acentuou Fufuca.
Segundo Daniel Dias, essa é mais uma das grandes conquistas na vida dele. “Neste núcleo, atendemos 80 crianças de Valinhos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, fazendo a diferença. Para mim isso tudo representa muito – trazer o sonho para essas crianças. Fui um dia um garoto que sonhou em ser atleta, e o esporte mudou minha vida”, completou.
De acordo com Patrícia Saraiva, mãe do aluno Pedro Henrique, que prefere ser chamado de Pedrão, a prática da modalidade transformou a vida da criança. “Para o meu filho, a natação está funcionando como terapia, porque contribui para a socialização e o desenvolvimento do meu filho, pois crianças autistas normalmente têm mais medos e mais sensibilidades. Com o cuidado da equipe técnica, ele está tendo um crescimento absurdo. Eu só tenho a agradecer!”, destacou, emocionada.
A iniciativa
O projeto Nadando com Daniel Dias foi criado pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes, e leva o nome do campeão paralímpico. A iniciativa atende pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
Para participar da iniciativa, a criança precisa estar regularmente matriculada em escolas da rede pública de ensino. O objetivo é estimular a prática esportiva saudável entre pessoas com deficiência, criar oportunidades dessas crianças e adolescentes se desenvolverem e, ainda, revelar talentos para o esporte competitivo. O projeto utiliza a Lei de Incentivo ao Esporte para captação de investimentos, e tem cerca de R$ 664 mil em recursos aprovados.
Outras visitas
Ainda em Valinhos, André Fufuca e o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, visitaram a sede do projeto Yoga: Corpo & Mente, que beneficia 80 idosos e crianças em vulnerabilidade social, e a do projeto Natação Inclusiva, que acolhe 60 crianças com Transtorno do Espectro Autista. O ministro esteve também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, em que discutiu a formação de parceria para a construção de um equipamento esportivo no local.
Para o ministro, o município paulista é um exemplo a ser seguido. “Essa cidade é o sonho da gente! Valinhos tem 130 mil habitantes, e de cinco a seis projetos da Lei de Incentivo funcionando todos os dias. Isso é um sonho para o Brasil!”, concluiu.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte