Projeto fortalece alfabetização de estudantes no Pará

Educação

Com o objetivo de recompor as aprendizagens de estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o Ministério da Educação (MEC) tem dado apoio técnico à Secretaria Municipal de Educação de Moju, no Pará, no desenvolvimento do projeto Pororoca da Aprendizagem. A política local tem o objetivo de enfrentar um desafio histórico: alfabetizar crianças e adolescentes que não tiveram acesso à alfabetização na idade adequada. 

O nome faz referência ao fenômeno amazônico da pororoca, ondas grandes e barulhentas que avançam pelos rios. Simboliza, ainda, a grande onda de formação de professores promovida em Moju (PA). Mais de 600 professores e coordenadores pedagógicos já participaram das formações, que abrangeram todas as turmas com estudantes que precisavam da recomposição de aprendizagens.  

Impulsionado a partir da colaboração entre a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e o município, o projeto faz parte do esforço nacional para garantir o direito à educação de todos os estudantes, em especial no contexto do pós-pandemia. O Pororoca da Aprendizagem soma-se a iniciativas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política coordenada pelo MEC que visa assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas na idade certa. 

Além da formação de educadores, o projeto envolveu revisão curricular, atualização de metodologias e novos instrumentos de avaliação, para atender aos diferentes níveis de alfabetização. Essas ações foram especialmente importantes para os estudantes das áreas rurais, que enfrentaram maiores dificuldades durante o período de ensino não presencial. 

“O projeto Pororoca corrigiu lacunas, ajudou a rever objetos de conhecimento, reforçou habilidades e fortaleceu a autoestima dos alunos”, conta Luciane Pereira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Oliveira Gordo. “Os estudantes se sentiram capazes e confiantes para continuar aprendendo”. 

Um dos principais aprendizados do projeto foi o uso qualificado dos dados educacionais. O cruzamento de informações como raça, cor e frequência escolar ajudou a direcionar ações pedagógicas e evidenciou o papel da equidade no combate às desigualdades educacionais. 

A experiência de Moju (PA) é um exemplo de como o fortalecimento de políticas locais, articuladas com as políticas educacionais nacionais, pode colaborar para garantir a alfabetização de crianças e adolescentes em todo o país. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Fonte: Ministério da Educação