A Escola Elozira dos Santos Thomé, localizada no bairro Alto Alegre, em Rio Branco, realizou nesta terça-feira, 16, o encerramento do Projeto de Letramento Literário, desenvolvido ao longo do ano com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da iniciativa foi incentivar o gosto pela literatura brasileira e formar leitores mais críticos e participativos.
Alunos do 6º ao 9º ano mergulham em clássicos da literatura brasileira e mundial. Foto: Mardilson Gomes/SEEDe acordo com a coordenadora de Ensino da instituição, Natathia Paola Rogério, a cada série foi atribuída a leitura de uma obra, garantindo que, ao fim do ciclo, o estudante tivesse contato com pelo menos quatro livros clássicos. Entre os títulos escolhidos estiveram Iracema, de José de Alencar; Os Miseráveis, de Victor Hugo; e Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll.
“Os alunos abraçaram a causa e nós percebemos um aumento significativo na procura pelo acervo da biblioteca da escola. Foi um sonho realizado como professora de português, porque conseguimos resgatar o amor pela literatura e envolver outras disciplinas nesse processo”, destacou.
Voz dos estudantes
A escola atende cerca de 800 alunos, incluindo turmas do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos relataram entusiasmo com a oportunidade de mergulhar em grandes obras literárias.
Ana Letícia, do 8º ano, compartilha aprendizados após ler Os Miseráveis. Foto: Mardilson Gomes/SEEPara Ana Letícia de Oliveira, do 8º ano, a leitura de Os Miseráveis trouxe ensinamentos sobre superação e transformação: “O livro mostra que, mesmo vindo do fundo do poço, a gente pode mudar a vida. Isso me incentivou a ler mais e até comprei outros livros depois do projeto”.
Já Letícia Cordeiro, do 9º ano, ressaltou o aprendizado proporcionado pela leitura de Iracema: “Entendemos mais sobre a cultura indígena, sobre o português da época e até palavras novas. Antes eu achava que era chato, mas agora percebo como a literatura é importante na nossa vida”.
Aluna Mariana Nogueira destacou a relevância da iniciativa. Foto: Mardilson Gomes/SEEA estudante Mariana Nogueira, também do 9º ano, destacou a relevância da iniciativa diante de uma geração mais conectada às redes sociais: “Muita gente hoje nem lê, fica só no TikTok. Esse projeto nos apresentou livros e culturas diferentes. Foi muito importante”.
MultiArte encerra atividades com apresentações
O encerramento do projeto contou com a participação do grupo cultural MultiArte, da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), que apresentou espetáculos de contação de histórias, música e circo. Para os alunos do 6º e 7º anos, foi preparado um show circense, enquanto os do 8º e 9º assistiram ao espetáculo Tons da Resistência, com temática étnico-racial.
Espetáculo Tons da Resistência emocionou alunos do 8º e 9º anos. Foto: Mardilson Gomes/SEESegundo a chefe da Divisão de MultiArte, Marília Bomfim, a proposta é somar esforços ao trabalho das escolas, ampliando o acesso à arte e à cultura: “Viemos com a missão de garantir o direito à arte e de formar plateia. A escola fala sobre cultura, mas nem sempre consegue produzir. Então, trazemos espetáculos prontos, para que os alunos vivenciem essa experiência”.


Foto: Mardilson Gomes/SEE
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