Projeto Trilha da Cultura realiza primeira formação presencial para gestores municipais em Juazeiro

Cultura

Com foco na qualificação da gestão cultural nos municípios baianos, o projeto Trilha da Cultura realizou, nesta quarta-feira (24), sua primeira formação presencial no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, extremo norte da Bahia. O encontro reuniu gestores e conselheiros municipais de cultura das regiões do Sertão do São Francisco, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de cultura nos territórios.

Sob o tema Culturalizando a Gestão Municipal, o evento ofereceu três formações estratégicas:
– Gestão Pública de Cultura – Para que e para quem?”, mediada por Bia Bastos (Comitê de Cultura da Bahia) e Desirée Tozi (MinC);
– Descomplicando a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)”; e
– Sistema de Cultura – Além do CPF da Cultura, ambas conduzidas por Shaolin Barreto (Trilha da Cultura).

“Foi um encontro potente com os gestores municipais da região do Rio São Francisco e de outros territórios da Bahia, entendendo a realidade local e construindo uma formação compartilhada e dialógica. O Trilha da Cultura tem uma atuação importante no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, em parceria com o Comitê de Cultura da Bahia”, destacou Desirée, diretora de Governança e Articulação do Ministério.

Para Oseas Marques, coordenador do Escritório do MinC na Bahia, a iniciativa reforça o diálogo e o apoio técnico aos municípios.

“O projeto Trilha da Cultura fortalece a Política Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) através de encontros marcantes como esse, que promovem a escuta das necessidades locais, trocas de experiências e fornecem informações essenciais para gestores, fazedores e grupos culturais”.

A formação em Juazeiro foi a primeira de uma série de seis encontros presenciais, que também serão realizados nos municípios de Jequié, Jacobina, Seabra, Nazaré das Farinhas e Feira de Santana. Os cursos abordam conceitos e dimensões da cultura, direitos culturais, marcos legais, Sistema Nacional de Cultura, Conselhos de Política Cultural e Planos de Cultura.

Shaolin Barreto, coordenador geral do projeto, reforçou a importância da capacitação técnica nas gestões culturais.

“O objetivo do Trilha da Cultura é qualificar a gestão municipal nos diversos territórios da Bahia, promovendo autonomia, qualidade e desenvolvimento alinhado ao Sistema Nacional de Cultura”, afirmou.

Coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase), o Trilha da Cultura é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), com financiamento de emendas parlamentares.

“O Trilha da Cultura é fundamental para fortalecer a cultura nos territórios. Hoje, aqui em Juazeiro, o diálogo com os gestores sobre a PNAB, o Sistema Nacional de Cultura e os comitês como espaços de participação foi de extrema importância”, destacou Jailson Sena, presidente do Idase.

O evento também teve momentos de vivência artística, com a participação do repentista e poeta Valdir Lemos, que fez a abertura com versos repletos de identidade popular, e uma apresentação vibrante do grupo de Hip-Hop 874 em Cena, que trouxe potência periférica e expressividade urbana ao encerramento da programação.

Escritório Estadual do MinC na BA

Fonte: Ministério da Cultura