ProManguezal finaliza ciclo de oficinas regionais com encontro na Costa Norte

Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promoveu, nos dias 26 e 27 de junho, a oficina regional da Costa Norte do Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal). Instituído em junho de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa visa à conservação, recuperação e uso sustentável dos manguezais em todo o país.

O evento finalizou um ciclo de encontros regionais que iniciou ainda no ano passado, com a realização da oficina nacional do ProManguezal, seguida de três encontros regionais (Sudeste/Sul, Nordeste e Costa Norte). O objetivo é traçar estratégias e parcerias para a implementação de ações em cada região da costa brasileira.

“Entendemos que, aqui na Costa Norte, os manguezais, na sua grande maioria, estão bem preservados. Nosso objetivo é desenvolver políticas que auxiliem as comunidades locais a preservar seus modos de vida e valorizar os produtos das cadeias produtivas dos manguezais”, destacou a coordenadora-geral do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do MMA, Adriana Leão.

A Costa Norte inclui o litoral dos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. Durante dois dias, cerca de 50 pessoas, entre representantes das comunidades pesqueiras dos quatro estados da Costa Norte, de órgãos governamentais da esfera federal e estaduais, além de instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil, debateram temas relevantes para a atividade, como monitoramento dos recursos pesqueiros dos manguezais, melhorias no transporte e na comercialização dos produtos, além de novas oportunidades de mercado.

Também foi tema de discussões a atuação das mulheres dentro da cadeia produtiva, bem como questões de saúde envolvendo a atividade, o turismo de base comunitária como forma de alternativa de renda e o fortalecimento da cultura dos povos do manguezal. Um exemplo é o manejo adequado do caranguejo uçá e dos mariscos, abundantes nos manguezais da costa norte brasileira.

“A oficina consolidou importantes subsídios para o fortalecimento das cadeias produtivas, promovendo o protagonismo das comunidades locais e contribuindo diretamente para a implementação do nosso Plano de Ação”, resumiu Adriana Leão.

O Brasil abriga cerca de 1,4 milhão de hectares de manguezais, que se estende do Oiapoque, no Amapá, até o litoral de Santa Catarina, em Laguna. Esses ecossistemas atuam como barreiras naturais contra tempestades e eventos climáticos extremos, além de servirem de berçário para inúmeras espécies marinhas.

“Com o engajamento das comunidades do manguezal, dos governos federal e estaduais, das organizações da sociedade civil e da academia, teremos comunidades mais fortes e a valorização dos produtos do manguezal, resultando em bem-estar para as comunidades e a conservação da biodiversidade dos manguezais”, definiu a analista ambiental do MMA Luciane Paixão.

O ProManguezal conta com o apoio do Projeto Terramar 2, do Projeto GEF Mar 1, além da parceria da Rare e da Conservação Internacional – Brasil.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima