Grandes promessas da jovem geração do beach tennis disputam, desta quinta-feira até domingo (de 21 a 24), em Sinop, no Mato Grosso, a etapa do circuito internacional juvenil ITF Jr Under 18 e BTJ 100, que será realizada pela primeira vez na cidade. As disputas valem pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.
O torneio abrange diretamente 128 atletas, de 15 a 18 anos, distribuídos de modo igual entre os gêneros masculino e feminino, que integram o Programa Revelar Talentos. Além disso, o evento tem patrocínio viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). As partidas ocorrem no orla do Parque Aquarela das Artes em oito quadras de beach tennis, com entrada gratuita ao público.
De acordo com a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, a etapa em Sinop reforça o compromisso da secretaria com a formação e a projeção de novos talentos para o alto rendimento. “A realização de uma competição internacional no Brasil, especialmente em Mato Grosso, amplia as oportunidades de aperfeiçoamento competitivo para jovens atletas, fortalece a rede esportiva com padrões técnicos de excelência e contribui para o desenvolvimento de carreiras que poderão representar o país em futuras competições mundiais. Trata-se de uma iniciativa estratégica, alinhada à missão da secretaria de promover especialização para o alto rendimento no esporte brasileiro.”
“É uma alegria enorme ver Sinop recebendo essa etapa do Circuito Internacional Juvenil ITF Jr Under 18 e do BTJ 100. Esse evento acontece com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, um dos maiores instrumentos de fomento ao esporte no Brasil. A LIE é isso: transformar o investimento em oportunidades, revelando talentos e fortalecendo a base. É muito gratificante ver jovens atletas, como os do programa Revelar Talentos, vivendo essa experiência que abre portas para o futuro e projeta o Brasil no cenário internacional”, declara a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Neves.
O projeto tem como resultados esperados a revelação de talentos, a inserção de jovens atletas no cenário internacional do beach tennis e a projeção de Sinop/MT como polo esportivo emergente. A iniciativa também fortalece a base esportiva regional, estimulando clubes, academias e federações locais; fomenta a participação de atletas em competições nacionais e internacionais; e amplia oportunidades para talentos locais, com concessão de quatro wild cards (duas duplas masculinas e duas femininas), permitindo que 20 jovens atletas mato-grossenses sub-18 se insiram no ranking ITF U-18.
A modalidade é reconhecida como uma das mais poderosas ferramentas de transformação social, capaz de promover disciplina, inclusão e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. No estado de Mato Grosso, jovens talentos do beach tennis enfrentam desafios significativos para alcançar o alto rendimento, especialmente pela escassez de competições qualificadas e acessíveis, que permitam sua inserção no cenário esportivo nacional e internacional.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte