Trazer as cidades para o centro das discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será fundamental para a luta contra as mudanças climáticas. Esta foi a avaliação do ministro das Cidades, Jader Filho, durante participação online do 1º Encontro das Cidades promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, nesta quinta-feira (8).
“É imperativo reconhecer que as cidades são protagonistas na luta contra as mudanças climáticas, pois representam tanto o desafio quanto a solução. Afinal, são nas cidades que as pessoas vivem e as emissões de gases do efeito estufa acontecem nelas”, afirmou Jader Filho.
O encontro reuniu representantes de organizações que pesquisam as mudanças climáticas no mundo. O ministro ressaltou a necessidade de, também, abordar na COP 30, que acontece em novembro em Belém, o debate sobre mobilidade urbana para tornar as cidades mais sustentáveis. “Não dá para falar de cidades sustentáveis sem abordar a mobilidade urbana”, disse.
O Ministério das Cidades, através do Novo PAC eixo Mobilidade está investindo em metrôs, corredores exclusivos de ônibus e renovação de frota com ônibus Euro 6 – menos poluentes – e ônibus elétricos para que o Brasil contribua com a redução global de gases poluentes e promova deslocamentos mais rápidos e acessíveis à população. Já são mais de R$ 31,5 bilhões selecionados em duas seleções do PAC. Apenas em renovação de frota até 2024, foram R$ 10,6 bilhões.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades