No último dia da agenda do “PRT em Ação” no estado do Amazonas, o Ministério do Turismo (MTur), a convite da Amazonastur, marcou presença na 3ª Edição do CONTA Amazonas 2025 e no Festival Amazonas de Turismo. A participação nos eventos do calendário turístico estadual foi um componente-chave das atividades finais do programa na região.
Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, reafirmou o compromisso da Pasta de incentivar a regionalização. “Estamos aqui representando o Ministério e reforçando a importância da atuação regional. A maioria dos municípios que estão aqui faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, e isso mostra que estamos avançando no processo de regionalização dessa atividade tão importante para o Brasil”, enfatizou.
Nos estandes, os municípios apresentaram suas potencialidades turísticas, incluindo o artesanato local, a culinária e vários outros atrativos.
“É muito importante que o Ministério do Turismo esteja na intermediação desta ação. Esse convite é uma demonstração desta parceria entre o governo federal, estadual e municípios, que é muito valiosa para que possamos alinhar e coordenar as políticas de interiorização do turismo no estado”, celebrou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
“Nós estamos sendo ouvidos e reconhecidos, estamos tendo a oportunidade de mostrar o que nosso estado tem para oferecer e, o mais importante, o que nossos municípios podem oferecer. Poder mostrar o nosso trabalho, divulgar nosso potencial e estar ao lado do Ministério é muito importante para nós. Mostra que o nosso trabalho está sendo acompanhado de perto”, ressaltou Mara Santos, turismóloga no município de Novo Airão (AM).
Além da troca de experiências e do fortalecimento de laços durante o CONTA Amazonas, a equipe do MTur também dedicou tempo a uma imersão na cultura manauara visitando pontos turísticos emblemáticos da capital, como o histórico Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. As visitas proporcionaram um contato ainda mais próximo com a cultura local.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo