Recife sedia evento para discutir adaptação das cidades diante de eventos climáticos

Geral

Recife (PE) – Nos dias 22 e 23 de setembro, Recife será o ponto de encontro de gestores públicos, acadêmicos e representantes de movimentos sociais para debater como as cidades podem se preparar melhor para os impactos das mudanças climáticas. O Fórum Cidade Clima: Recife e Região na Adaptação e Resiliência Climática acontece no Auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, com entrada gratuita e inscrições abertas pelo site da universidade. 

Mais do que um evento acadêmico, o Fórum busca aproximar diferentes vozes em torno de fortalecer políticas urbanas capazes de incorporar a dimensão climática e tornar os municípios mais resilientes. A iniciativa faz parte do Projeto AdaptAÇÃO, parceria entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Rede Observatório das Metrópoles. 

A programação inclui mesas-redondas, debates e a apresentação de resultados preliminares da pesquisa realizada em Pernambuco e Recife. No primeiro dia, a discussão vai focar nas políticas urbanas e sua relação com a adaptação climática. No segundo, o ponto principal será a experiência dos movimentos sociais no enfrentamento à crise ambiental. 

Com uma capital historicamente vulnerável a enchentes, ondas de calor e elevação do nível do mar, Recife assume protagonismo nacional ao sediar o encontro e levantar alternativas de como tornar as cidades brasileiras podem se tornar mais preparadas para os desafios da crise climática. 

Confira onde o Ministério das Cidades participa abaixo: 
 
22 de setembro (segunda-feira)  

  • Abertura oficial com representantes do INCT Observatório das Metrópoles, UFPE e Ministério das Cidades.  

  • Mesa-redonda 1: Políticas urbanas e adaptação às mudanças climáticas.  

  • Debate com pesquisadores e gestores públicos.  

23 de setembro (terça-feira) 

  • Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa em Pernambuco e Recife.  

  • Mesa-redonda 2: Experiências de movimentos sociais no enfrentamento à crise climática.  

  • Debate final e encaminhamentos sobre adaptação e resiliência climática na região  

 

Fonte: Ministério das Cidades