Rede de implementação da política de ensino médio se reúne

Educação

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na quinta-feira, 25 de setembro, a 3ª reunião da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM). A rede, instituída a partir da Portaria nº 495/2025, funciona como uma instância de governança da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem)

A rede de apoio tem como objetivo promover o engajamento, a mobilização, a coordenação e a articulação dos agentes responsáveis pela implementação da política, para garantir a efetivação das estratégias nos territórios e nos sistemas de ensino.  

A reunião contou com a presença do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro do Nascimento Santos, que destacou o avanço de 10 pontos na taxa líquida de matrículas do ensino médio, assim como 9 pontos na taxa de matrículas bruta.  

“Houve diminuição nas taxas de abandono e evasão do ensino médio. Houve também melhoria no desempenho de língua portuguesa. O ensino médio tem muitos desafios, muitos conflitos na sua oferta, mas também tem alcançado muitas conquistas e avanços. A REM tem sido muito importante no alcance desses avanços, principalmente para a implementação da Pnaem. Temos uma dívida histórica a pagar para colocar o ensino médio na trilha certa do que queremos e precisamos”, afirmou. 

A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, destacou a formação continuada, a alocação docente e a valorização profissional integram a política. Além disso, pontuou que é preciso pensar na oferta da formação técnico-profissional em diálogo com a relação da Pnaem e os normativos do Conselho Nacional de Educação.  

A coordenadora agradeceu o trabalho da REM na escolha dos livros de ensino médio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), alcançando um percentual de 96,99% de adesão por parte das redes de ensino. Além disso, destacou a oferta dos cursos Mais Ensino Médio no Avamec e do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio para formação de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas estaduais de ensino médio.  

Rede A REM é composta por dois representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC; 27 coordenadores de implementação; 27 mobilizadores de implementação; e 27 mobilizadores de educação profissional e tecnológica (EPT). Os participantes entregarão, anualmente, relatórios de implementação sobre a Política Nacional de Ensino Médio ao Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio. Esses levantamentos serão elaborados pelos coordenadores de implementação.  

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação