A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) comemorou 85 anos de atuação durante a 4ª Semana de Gestão da Rede, realizada em Brasília/DF, nesta quarta-feira (3). Com o lema comemorativo “Ciência e Inovação fortalecendo a Defesa Agropecuária”, a Rede se consolidou como um dos pilares técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), dentro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com papel central na realização de análises de produtos e insumos, além de diagnósticos fundamentais para o enfrentamento de pragas e doenças.
O evento reuniu gestores dos seis Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária e da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL) para discutir temas estratégicos como gestão orçamentária, inovação tecnológica e melhoria da qualidade laboratorial. A programação incluiu reuniões técnicas, painéis, debates sobre cooperações nacionais e internacionais e o planejamento das ações da Rede para 2026.
Participaram da cerimônia de abertura o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a diretora do Departamento de Serviços Técnicos (Dtec), Graciane Gonçalves Magalhães de Castro, e o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Fabrício Pedrotti, e mais de 60 outros integrantes dos LFDA.
Ao longo de sua história, os LFDA acumularam conquistas decisivas para a agropecuária brasileira, como a detecção de fraudes, o reconhecimento internacional do LFDA-SP como Laboratório de Referência da OMSA para a Síndrome Respiratória das Aves, bem como tiveram forte atuação na erradicação da febre aftosa. A trajetória da Rede reafirma seu compromisso em assegurar um futuro seguro e sustentável para a agropecuária do país.
Lançamento de e-books celebra a história da Rede
Como parte das comemorações, a Rede LFDA lançou dois e-books inéditos que resgatam a memória institucional e reforçam a importância científica e estratégica dos laboratórios para a defesa agropecuária do Brasil. As publicações foram apresentadas na cerimônia de abertura da Semana de Gestão e têm como objetivo preservar a história e disponibilizar conteúdo acessível a profissionais, estudantes e ao público interessado na sanidade agropecuária.
O primeiro, “História da Rede LFDA”, apresenta os principais marcos da trajetória dos laboratórios federais, desde a criação do primeiro LFDA até as perspectivas futuras. Em formato de linha do tempo, a obra registra a evolução de estruturas, tecnologias e competências, destacando o papel essencial da Rede no controle de qualidade de alimentos, insumos e diagnósticos.
Já o segundo, “Febre aftosa – A história da Rede LFDA na erradicação da doença no Brasil”, reúne os principais registros da luta contra a enfermidade, em ordem cronológica, mostrando a atuação da Rede desde os primeiros focos até o reconhecimento internacional do Brasil como país livre da doença sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2025.
4ª Semana de Gestão da Rede LFDA
Além do lançamento dos e-books, a Semana de Gestão, realizada de 1º a 5 de setembro de 2025, celebrou os 80 anos do LFDA/PE e os 10 anos de trabalho em gestão estratégica. O reconhecimento do trabalho dos LFDA na erradicação da Febre Aftosa no Brasil e suspensão da vacinação foi brindado com a entrega de placas de homenagem aos trabalhos dos seis LFDA nesse assunto, representados pelos coordenadores. Também foi apresentado o Prêmio InovaLFDA, premiação de inovação, organizado pela Coordenação de Desenvolvimento e Inovação Laboratorial (CDI) e pela CGAL e voltado a servidores da rede de laboratórios que apresentam resoluções de problemas inovadores.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br