Fomentar o pensamento sobre a transmissão de saberes e as pedagogias de formação em arte e cultura. Com esse objetivo, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, em Fortaleza (CE), o Encontro da Rede Nacional Escolas Livres – o balanço da rede 2025. O evento contará com a presença de gestores públicos, pesquisadores e convidados, além da participação das 68 organizações da sociedade civil, com representações de todo o país.
A programação prevê oficinas, debates e grupos de trabalho que proporcionarão capacitações, interação e qualificação dos participantes.
O evento celebra a culminância do projeto e reunirá as Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura que foram selecionadas em 2023 pelo MinC, via edital de seleção pública nº 005. As entidades, organizadas em rede, atuam em variadas linguagens da arte e da cultura. São instituições da sociedade civil que estão desenvolvendo tecnologias socioculturais e educativas, experiências e práticas, gerando impactos sociais nos territórios onde atuam. Daí a importância de um encontro nacional, serão cinco dias de conexão e interação, de trocas e de qualificação, da aprendizagem sentida em coletividade.
As atividades são exclusivas para os integrantes das Escolas Livres e convidados, sendo apenas o evento de lançamento aberto ao público.
Políticas de formação do MinC
“A Rede Nacional das Escolas Livres compõe as políticas de formação do Ministério da Cultura, compreendendo a diversidade de instituições da sociedade civil que atuam neste campo, nos mais diversos segmentos e linguagens, territórios e sujeitos. São, por natureza e por cultura, escolas que promovem a cidadania cultural e a formação de repertórios num espírito-corpo coletivo na perspectiva crítica, inventiva, autônoma e libertária”, afirma o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.
De acordo com ele, a Rede Nacional é um ambiente de intercâmbio criativo e pedagógico, gerando a confluência de metodologias, práticas, conceitos, experiências, vivências, linguagens, conhecimentos, saberes, fazeres, artes e ofícios dessas instituições e pessoas que a compõem essa Rede tão orgânica.
“O Encontro Nacional é um espaço de reflexão da ação, para a ação e na ação. A nossa Rede Nacional é um território de confluências, uma teia que reúne e potencializa a diversidade da educação artística brasileira”, destaca o secretário. O Encontro é realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fomentar o pensamento
As 68 entidades, frisa a diretora, estão organizadas em coletivo. “Por isso, colocamos as escolas em rede, pensando que a política pública pode dar um start inicial, um impulso para que as escolas se conectem e a partir, dessa conexão, elas estejam semeando e promovendo outras formas de realizar as suas ações que, numa perspectiva de futuro, podem independer do fomento público, mas ser autossustentadas, autogeridas”, ressalta a diretora de Educação e Formação artística da Sefli, Mariangela Andrade.
A diretora aponta ainda que a lógica da política cultural é justamente a da coletividade, da comunidade, do território. “Então é muito importante, para o MinC, que a política cultural esteja ligada ao fomento e a formação das escolas livres, porque entendemos a importância de qualificar as escolas e de refletir também, com elas, como se entendem dentro desse lugar da educação formal e das diversas pedagogias fundantes da própria cultura brasileira e do modo como a gente faz e transmite o saber”, finaliza Mariangela Andrade.
Formação cultural
A parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Procult, é fundamental para a produção e elaboração de encontro da Rede. “É um processo rico de troca com o Ministério da Cultura. Enquanto Procult, contribuir para o fortalecimento de uma rede tão importante reforça o papel da Universidade na construção de políticas públicas federais para o setor. Ao fazer parte deste momento, estamos ajudando a elaborar metodologias e formatos de diálogo para reforçar os planos pedagógicos e o fortalecimento das Escolas Livres é algo que nos orgulha muito”, destaca Sandro Gouveia, pró-reitor de Cultura.
Para a pró-reitora adjunta de Cultura da UFC, Glícia Pontes, o evento tem uma importância fundamental para a formação cultural: “Ter a Universidade Federal do Ceará como espaço para reunir gestores de Escolas Livres de todo Brasil é uma iniciativa extremamente importante especialmente pelo fato de acontecer no Ceará, um Estado que se destaca no pioneirismo de diversas ações no campo. Estamos desenhando metodologias inovadoras para o fortalecimento da cultura nos territórios”.
A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura
A Rede Nacional tem como objetivo promover uma abordagem colaborativa, conectando as organizações para compartilhar conhecimentos, recursos e habilidades, visando o aumento da capilaridade das ações, troca de experiências, articulação para atuação conjunta, acesso e troca de aprendizados. Formando uma relação harmoniosa e de benefício mútuo.
Conheça as 68 Escolas Livres:
Norte
-
Associação Indígena Berê Xikrin da Ti Bacajá
-
Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (Acemda)
-
Associação de Teatro e Educação Wankabuki (Atew)
-
Cia Cata-vento’s de Cultura
-
Federação Amapaense de Teatro Amador
-
Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac)
-
Grupo de Teatro Palha
-
Instituto Nova Era de Desenvolvimento
Nordeste
-
Associação Comunitária Sociocultural de Major Sales
-
Associação Cultural Acordes do Campestre (Acamp)
-
Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e Infância de Lagoa Redonda
-
Associação do Instituto Olho D’água
-
Associação Filarmônica Carlos Gomes
-
Associação Grupo Folclórico Ganga Zumba
-
Associação Humana Povo Para Povo Brasil
-
Associação Obras Sociais Irma Dulce
-
Cultura, Arte, Educação – Casa De Barro
-
Fundação Quincas Neto
-
Fundação Onça Preta
-
Grande Circo Arraial – Escola Pernambucana de Circo
-
Grupo de Apoio a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social (Gapes)
-
Instituto Cearense de Educação, Cultura e Humanidades (Echos)
-
Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura Meio Ambiente e Turismo
-
Raso da Catarina
-
Sociedade Filarmônica Minerva
-
Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses
-
Thydewa
Sul
-
Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis aqui traveis
-
Associação Comunitária de Mulheres Rurais Casa da Cultura Góes Artigas
-
Associação dos Profissionais de Arte de Londrina
-
Associação Orquestra Sinfônica de Carazinho (Aosinca)
-
Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais (Cirandar)
-
Centro de Tradições Gaúchas Rodeio do Campo Novo
-
Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Jardim das Palmeiras
-
Instituto 3 Vermelho (I3v)
-
Instituto Cultural e Esportivo Maktub
-
Instituto Pró-cidadania
-
Instituto Social M&c
-
Sociedade Cultura Artística (Scar)
Sudeste
-
Associação de Eventos Culturais (Assec)
-
Associação Sementes do Vale
-
Cia E.M Criação
-
Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos)
-
Espaço de Cultura e Arte (Eca)
-
Instituto Capiá
-
Instituto Cultural Abrapalavra
-
Instituto de Imagem e Cidadania Rio De Janeiro
-
Instituto Harmonya Do Brasil
-
Instituto Incluir – Transformar, Democratizar e Humanizar
-
Instituto Nova Era de Desenvolvimento Socioambiental
-
Instituto Teatro Novo
-
Observatório De Favelas
-
Organização Social Vokuim
-
Viva Brasil
Centro-oeste
-
Associação Cultural Casulo
-
Associação Instituto Saberes
-
Associação De Ensino Profissionalizante, Qualificação Profissional e Fomento Cultural Do Vale Do São Patrício (Asteq)
-
Centro Brasiliense De Defesa Dos Direitos Humanos
-
Centro De Arte, Educação, Cultura, Social E Meio Ambiente
-
Comunidade Educacional De Pirenópolis – Coepi
-
Companhia Voar Arte Pra Infancia E Juventude
-
Instituto Afrolatinas
-
Instituto Cultural Casarão Das Artes
-
Instituto Cultural E Social No Setor
-
Instituto Educação, Cultura E Vida (Casa De Cultura Da Juventude)
-
Instituto Inrede
-
Instituto Janelas Da Arte, Cidadania E Sustentabilidade
-
Instituto Tocar
Fonte: Ministério da Cultura