Nesta segunda-feira (15), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da entrega de chaves para 256 famílias do programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia foi realizada em Nova Mutum (MT) e as unidades são do Residencial Cidade Bela.
O ministro Carlos Fávaro destacou que o Governo do presidente Lula retomou o programa Minha Casa, Minha Vida, com forte impacto em Mato Grosso, em parceria com o governo estadual e municipal. “Graças a esse conjunto de ações em todas as partes, a subvenção do estado, do município, a rapidez da construtora que terminou 10 meses antes do que planejado em contrato, esta obra está sendo entregue de acordo com a capacidade das famílias e o desejo da população”, afirmou.
O residencial conta com 8 blocos de apartamentos, cada um com 4 pavimentos e 8 unidades por andar, totalizando 256 apartamentos, todos com 1 vaga de garagem. O condomínio oferece áreas de lazer completas, incluindo praças, playgrounds e quiosques.
Por meio dessa modalidade, as 256 famílias irão custear suas novas moradias próprias com condições facilitadas de pagamento e taxas abaixo das praticadas no mercado.
As unidades de 2 quartos possuem sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com 44 m² de área privativa. Já as unidades de 1 quarto contam com home office, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com 48 m² de área privativa adaptada para PCD.
Gilmara da Silva foi uma das pessoas contempladas pelo residencial e demonstrou gratidão por receber a própria casa após 15 anos pagando aluguel. “Vou poder mudar para a minha casa própria pagando bem menos do que pago de aluguel. Com o dinheiro que sobrar, pretendo mobiliar o apartamento para poder acomodar melhor a minha família”, expressou.
O superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, João Henrique, evidenciou a importância da entrega à população. “O nosso principal papel é transformar a vida das pessoas e não existe outra forma de fazer isso de maneira tão tangível quanto a habitação. Quando a gente olha um empreendimento como este, que foi construído com a parceria do governo do estado, da prefeitura municipal, da Assembleia Legislativa, da construtora e da Caixa, podemos oferecer moradias dignas às pessoas”, disse.
O empreendimento conta com unidades habitacionais financiadas com recursos do FGTS e subsidiadas pela Prefeitura Municipal, por meio da doação do terreno, além dos programas Minha Casa, Minha Vida (Federal) e SER Família Habitação (Estadual).
Já são R$ 5 bilhões investidos e 29,7 mil unidades habitacionais contratadas, garantindo dignidade e novas oportunidades às famílias. “Aqui em Nova Mutum estamos entregando mais de 200 casas, sendo 50 da Faixa I do Finisa (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), com orçamento federal já liberado para contratação”, informou o ministro Carlos Fávaro, que também anunciou que a prefeitura pode cadastrar mais 200 moradias a custo zero para esta população.
Informações à imprensa
Imprensa@agro.gov.br