Representantes do Mapa cumprem agenda de trabalho na Expointer

Agronegócio

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Campos, e o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, José Cleber Souza, participaram no último sábado (30) da Expointer, considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio (RS).

O roteiro incluiu reuniões com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e a Federação da Agricultura do estado (Farsul) para tratar sobre a negociação das dívidas agropecuárias. A agenda contou com a participação do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Milton Ferreira.

Para o secretário Guilherme Campos, as reuniões tiveram papel essencial na construção de novas políticas públicas voltadas ao apoio dos produtores rurais gaúchos. “Existe toda boa vontade, mais do que isso, todo empenho do Ministério da Agricultura para que isso aconteça”, destacou.

O superintendente José Cleber ressaltou a importância de retomar este processo de diálogo e de convergência, iniciado com a criação do grupo de trabalho destinado a elaborar um diagnóstico e estabelecer propostas. “Dialogamos sobre sugestões de aperfeiçoamento de proposta apresentada na semana passada e sobre a adoção de práticas que podem evitar futuras frustrações e impactos na capacidade de pagamento. Estabelecemos compromisso de trabalhar conjuntamente alinhados por estes dois objetivos”, disse.

Na casa da Fetag no parque da Expointer, a comitiva do Governo Federal conversou com o presidente Carlos da Silva e o secretário-executivo Kaliton Prestes. Já na casa da Farsul, foram recebidos pelo presidente Gedeão Silveira e pelo diretor Domingos Lopes.

Ainda, conversaram com a imprensa no estande do Mapa, no Pavilhão Internacional. Na ocasião, falaram sobre a negociação das dívidas, evolução do Plano Safra 25/26 e adoção de práticas que tornem a agropecuária gaúcha menos vulnerável aos eventos climáticos.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária