Reunião da Rede Federal de Fiscalização aborda integração de políticas, reconhecimento de experiências e ações de fiscalização

Geral

A Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único realizou, na última quarta-feira (1.10), a 4ª Reunião Ordinária de 2025. O encontro ocorreu no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília.

A reunião teve como pauta a Missão Distrito Federal, encontro que reuniu representantes de diversos segmentos da política de assistência social no DF, com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial local e dar respostas conjuntas às demandas da população. O encontro também foi palco da apresentação das inscrições recebidas na categoria da Rede para o Prêmio Simone Albuquerque, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em reconhecimento a experiências inovadoras na gestão e no controle social da política de assistência.

Além disso, foi discutida a Resolução Conjunta da Rede Federal e CNAS – Aprimora Rede+, iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de controle e fiscalização. A reunião abordou ainda informes gerais sobre as ações do Plano de Ação da Rede.

“As reuniões ordinárias reafirmam o papel da Rede Federal de Fiscalização como espaço estratégico de articulação e aprimoramento das políticas sociais. Ao reunir diferentes órgãos e parceiros, conseguimos alinhar diagnósticos, compartilhar experiências e propor soluções conjuntas para garantir que o Bolsa Família e o Cadastro Único sigam sendo instrumentos de transformação da vida das famílias brasileiras”, explica o coordenador da Rede e consultor jurídico do MDS, João Paulo Santos. 

Integram a Rede o MDS, Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome