Rio de Janeiro e Minas Gerais realizam conferências estaduais das cidades

Geral

O calendário das conferências estaduais das cidades segue tomando conta de agosto e nesta semana foi vez de Rio de Janeiro e Minas Gerais realizarem as respectivas partes na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Os eventos na capital fluminense e mineira reuniram o poder público, a sociedade civil e entidades urbanas para, juntos, debaterem propostas em busca de cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis por todo o país.

A etapa estadual acontece após a fase municipal em todos os estados brasileiros. Os debates são voltados para a elaboração de políticas de desenvolvimento urbano que busquem solucionar problemas reais enfrentados pela população, como questões relacionadas ao acesso à moradia, planejamento urbano, acessibilidade e saneamento ambiental.

No caso do Rio de Janeiro, a conferência começou na segunda-feira (11) e terminou na quarta (13), com presença de 75 municípios fluminenses e mais de 1.400 pessoas. Foram 20 propostas aprovadas para a etapa nacional, além de 104 delegados eleitos para representar o estado durante a Conferência Nacional das Cidades.

“Com uma grande estrutura, apoio do governador Cláudio Castro e muito trabalho da equipe da Secretaria das Cidades, através do diálogo entre os entes públicos e a sociedade civil, avançamos em discussões que formularam propostas que vão ajudar a desenvolver os municípios e a oferecer mais dignidade para a população fluminense”, disse o secretário estadual das Cidades do Rio de Janeiro, Douglas Ruas.

Já a reunião em Minas Gerais começou na semana passada, com eventos na quarta (6), quinta (7) e sábado. Quase 350 dos 499 delegados titulares eleitos municipalmente estiveram presentes e participaram do processo que levou a aprovação de 20 propostas para a nacional. Foram 122 delegados escolhidos para a etapa final.

Na imagem pessoas reunidas no auditório
Evento de Minas Gerais seguiu preparação para a fase nacional. Crédito: Ricardo Moreira – Sedese/MG

“A conferência foi realizada com pleno êxito, alcançando exatamente o nível de qualidade e organização que planejamos. Tanto a etapa virtual quanto a presencial foram um sucesso, a partir de um trabalho conjunto envolvendo vários órgãos do estado. Foi uma grande realização do Governo de Minas, refletindo o compromisso com a participação social, a transparência e a construção coletiva de políticas públicas para o futuro das nossas cidades”, completou o subsecretário de Política de Habitação de Minas Gerais, Hugo Daysel Mendes.

A fase estadual segue tomando o Brasil com prazo até 31 de agosto. Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraíba foram os primeiros a realizar as respectivas conferências, enquanto a agenda desta semana conta com reuniões no Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades