O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza nos dias 3 e 4 de setembro de 2025 o II Encontro Nacional do Programa Cozinha Solidária (PCS). O evento acontecerá na sede da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A programação terá início às 8h30, com a participação da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, e do vice-presidente de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Valcler Rangel Fernandes.
Todo o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube
Fortalecimento e integração
A iniciativa busca fortalecer e consolidar o Programa Cozinha Solidária, promovendo o diálogo entre os envolvidos. O encontro será um espaço para avaliar a execução do programa, discutir avanços e desafios, propor estratégias de articulação com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ampliar redes de cooperação.
Participantes
O encontro reunirá representantes do comitê de assessoramento do programa, formado por órgãos do Governo Federal como MTE, MDA, Conab, Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Participação Social e Consea. Também participarão representantes das 19 entidades gestoras parceiras do programa, que celebraram termos de colaboração com o MDS para apoio financeiro complementar à oferta de refeições.
Cerca de 70 cozinhas solidárias, que recebem apoio do MDS, de diferentes regiões do Brasil, marcarão presença, assim como movimentos sociais (MTST, MST, Mãos Solidárias, MPA, Escola Nacional Paulo Freire, Fundação Rosa Luxemburgo, Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ e Ação da Cidadania). Instituições de ensino e pesquisa, entre eles Unesp, Unifesp, Instituto Federal de Brasília, USP, UFF e UFRPE, também estarão representados.
O que são as cozinhas solidárias?
As cozinhas solidárias são reconhecidas como uma importante tecnologia social de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional. Organizadas pela sociedade civil, elas produzem e oferecem refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar, incluindo a população em situação de rua.
Grande parte dessas iniciativas funciona de forma voluntária, com a mobilização direta da comunidade. Os recursos vêm de doações individuais e institucionais e, com a criação do Programa Cozinha Solidária, passaram a contar também com apoio governamental complementar para ampliar a produção e a oferta de refeições.
Cada cozinha solidária possui gestão própria e costuma desenvolver, além da alimentação, atividades de interesse coletivo, como oficinas de capacitação, ações de educação alimentar e nutricional, entre outras. Localizadas em territórios vulnerabilizados, funcionam em pontos estratégicos para garantir acesso à comida a quem mais precisa.
Serviço
Data: quarta-feira (3.09) e quinta-feira (4.09)
Horário: início às 8h30
Local: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no campus da Fiocruz, localizada na Avenida Brasil, 4365 – Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome