
- Secretária Nacional Rosane Silva participou da abertura do encontro
A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Rondônia (5ª CEPMRO) teve início nesta quarta-feira (27) e segue até quinta-feira (28), em Porto Velho, capital do estado. O encontro integra a preparação para a 5ª Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro, e tem como propósito fortalecer e ampliar as políticas públicas para as mulheres a partir da escuta, da participação social e da diversidade de experiências e realidades.
Promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), a conferência reúne mulheres de diferentes regiões do estado para debater demandas, elaborar propostas e definir prioridades. O processo inclui a sistematização dos relatórios das etapas municipais e livres e a eleição das delegadas que representarão o estado na etapa nacional.
A abertura contou com a presença da secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, que destacou a importância da participação social e reafirmou o compromisso do Governo Federal na proteção das mulheres.
“Participamos da abertura com cerca de 100 mulheres de diversas regiões, incluindo mulheres com deficiência. Um dos temas centrais foi a violência contra as mulheres, pois Rondônia tem índices preocupantes de feminicídio e estupro. Reafirmamos o compromisso do Governo Federal com a construção da Casa da Mulher Brasileira, com orçamento de R$ 18 milhões já assegurado, e com o enfrentamento à sociedade machista e patriarcal, para construirmos um país mais justo e igualitário que coloque as mulheres no centro”, destacou a secretária.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres

