Celebrados nesta semana, o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) e o Dia Nacional da Matemática (6 de maio) colocam em evidência duas disciplinas fundamentais para a trajetória educacional. Nesse contexto, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) torna-se elementar ao trazer dados sobre o desempenho dos estudantes brasileiros nessas matérias. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicou, em 2023, a edição mais recente da avaliação.
No 5º ano do ensino fundamental, a proficiência em língua portuguesa concentrou-se nos níveis 4 e 5 da escala do Saeb — com 17,3% e 16,7% dos alunos, respectivamente (mesmo padrão de distribuição observado em 2021 e 2019). Cabe pontuar que o percentual de alunos nesses níveis (que tinha diminuído de 2019 para 2021) subiu em 2023, se comparado a 2021.
Em 2023, a concentração de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3) foi de 39,9%. Em 2021, esses níveis concentravam 43,8% dos alunos. Nota-se, portanto, uma diminuição nos níveis inferiores de proficiência. Ao voltar o olhar para os quatro últimos níveis da escala (6; 7; 8 e 9) — que representam as maiores proficiências —, observa-se que 26,1% dos estudantes estão neles. Verifica-se, assim, um aumento em relação a 2021, cujo percentual, nesses níveis, foi de 22,8%.
Na área de matemática, os alunos do 5º ano do fundamental também se concentram nos níveis 4 e 5 — com 17,2% e 16,3% deles, respectivamente (mesmo padrão de distribuição observado em 2019). Em 2021, os níveis com o maior porcentual de estudantes foram o 3 e o 4, com 17,5% e 18,8% dos estudantes, respectivamente.
O agrupamento de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3), em 2023, foi de 34%. Em 2021, tais níveis concentravam 38,8% dos alunos, o que significa uma diminuição nos níveis inferiores de proficiência, em comparação à 2021. Observa-se, ainda, que 32,5% dos estudantes estão nos cinco últimos níveis da escala (6; 7; 8; 9 e 10), como representam as maiores proficiências na disciplina. Esse cenário revela um aumento de 7,8% em relação a 2021 (25,7%).
No 9º ano do ensino fundamental, a proficiência em língua portuguesa teve uma maior concentração nos níveis 3 e 4 da escala do Saeb — com 17% e 17,3% dos alunos, respectivamente (mesmo padrão de distribuição observado em 2021 e 2019). O percentual de alunos no nível 3, porém, foi maior em 2019 e 2021. No nível 4, não houve diferenças significativas entre as três últimas edições da avaliação (2019, 2021 e 2023).
Também no ano de 2023, 59% dos alunos tiveram desempenho para os quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3). Na edição anterior (2021), 60,5% concentravam-se nesses mesmos níveis, o que mostra uma diminuição desse percentual em relação a 2021. Os três últimos níveis da escala (6, 7, 8) tiveram a concentração de 9,8% dos estudantes, em 2023 — um aumento em relação a 2021, cujo percentual nesses níveis foi de 9,1%.
Na área de matemática, os alunos do 9º ano concentram-se nos níveis 2 e 3 — com 16,8% e 17,1% deles, respectivamente. Em 2021 e 2019, os níveis 3 e 4 obtiveram a maior concentração em percentual de estudantes.
Em 2023, a concentração de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3) foi de 62,8%. Em 2021, esses mesmos níveis concentram um percentual aproximado de alunos: 62,6%. Observa-se, ainda, que 10,6% dos estudantes estão nos quatro últimos níveis da escala (6, 7, 8 e 9) — um aumento em relação a 2021, cujo percentual, nesses níveis, era de 8,1%.
Ensino médio – Na 3ª série do ensino médio regular, a proficiência em língua portuguesa concentrou-se no nível abaixo de 1 e no nível 3 — com 19,3% e 17,8% dos alunos, respectivamente (mesmo padrão de distribuição observado em 2021 e 2019).
A quantidade de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3), em 2023, foi de 64,9%. Em 2021, esses mesmos níveis concentravam 66,1% dos alunos. Assim, observa-se uma diminuição do percentual de alunos em tais níveis. Nos três últimos níveis da escala (6; 7 e 8), estão 7,2% dos estudantes. Verifica-se, então, um aumento em relação a 2021, cujo percentual nesses níveis foi de 6,7%.
Na área de matemática, o percentual de alunos foi maior no nível abaixo de 1 e no nível 2 — 19% e 19,4%, respectivamente. Esse padrão de distribuição foi similar, em 2021, ao nível 3, tendo apenas 0,1% a menos que o nível 2. Em 2019, os níveis abaixo de 1 e o nível 3 concentraram os maiores percentuais de alunos.
Em 2023, a concentração de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1; 1; 2 e 3) foi de 73,2%. Em 2021, esses mesmos níveis concentravam 71,6% dos alunos. Observa-se, ainda, que 7,8% dos estudantes estão nos cinco últimos níveis da escala (6, 7, 8, 9 e 10). Tal cenário representa um aumento de 0,2% em relação a 2021 (7,6).
Padrões de desempenho – Em 2024, o Inep realizou uma série de oficinas com docentes da educação básica e consultores internacionais especialistas no Método Angoff Modificado, a fim de definir os padrões de desempenho do Saeb. O trabalho será publicado antes da próxima aplicação, e os níveis estabelecidos contribuirão para a compreensão da proficiência dos alunos e para uma visão mais completa do aprendizado.
Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso e permanência na escola, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação