Entre 20 e 22 de maio de 2025, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), realiza, em parceria com outras instituições, a Semana de Avaliação 2025. Com o foco em “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”, a iniciativa visa promover a troca de experiências para o aprimoramento das políticas públicas, a divulgação de ferramentas de gestão da informação e a discussão de desafios metodológicos para uso e divulgação de evidências. As inscrições estão abertas neste link.
O evento é realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz Brasília, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento (SMA/MPO), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fiocruz Mato Grosso do Sul e o Ministério da Saúde.
A Semana da Avaliação 2025 ocorrerá na sede da Fiocruz Brasília, com extensão da programação ao Sexta com Debate, tradicional evento promovido pela Sagicad, no dia 23 de maio, no auditório do Térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. O público-alvo são gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal que atuam com monitoramento, avaliação e produção de evidências, pesquisadores, avaliadores e a sociedade civil.
A programação contará com mesas-redondas, painéis, oficinas e miniaulas. A Sagicad abordará temas como os desafios para a institucionalização das avaliações de políticas públicas; análise ex-ante e avaliações ex-post de programas do MDS; e o uso de ferramentas de apoio a políticas informadas por evidências. Nas oficinas, os participantes terão a experiência de construir e usar um sistema de monitoramento, construir um indicador sintético (Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único – IVCad), e usar indicadores e informações oriundas do Observatório do Cadastro Único e do Mapa Social para orientar a decisão sobre política social.
Em mesas redondas e oficinas, as demais instituições parceiras no evento trarão assuntos relevantes, entre os quais destacam-se o trabalho de Organizações tradutoras de conhecimento; as Práticas e os desafios na definição, monitoramento e avaliação de políticas públicas para o enfrentamento dos efeitos da mudança climática; Cultura de evidências e novos desafios para o assessoramento técnico em tempos de polarização, desinformação e recuo democrático; e Síntese de evidências para políticas.
“Para nós, da Sagicad, a Semana da Avaliação 2025 marca uma continuidade do trabalho iniciado em maio de 2024, de conexão com instituições parceiras que promovem a construção, o uso e a disseminação de ferramentas e evidências para o aprimoramento das políticas públicas”, afirma Ana Carolina Pareschi, analista técnica de políticas sociais e coordenadora de avaliação no departamento de Monitoramento e Avaliação (DMA), da Sagicad. “É uma excelente oportunidade de discutirmos os desafios impostos às práticas de Monitoramento e Avaliação pelo Estado”, complementa.
O diretor de Monitoramento e Avaliação, Geraldo Andrade Filho, explicou que um dos maiores desafios das unidades dedicadas a monitoramento e avaliação de políticas públicas é traduzir o conhecimento gerado em ações efetivas para o aprimoramento da política pública. “Esta Semana da Avaliação tem justamente como um de seus principais objetivos discutir e difundir práticas de disseminação e comunicação de evidências. Espero que avancemos ainda mais e aprendamos novas técnicas com os demais participantes”, contou.
A Semana da Avaliação terminará com o Sexta com Debate, no dia 23 de maio, no auditório Térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, quando será lançado o Caderno de Estudos nº 38: Crescimento Inclusivo: Convergência Global no Nível do G20 e Convergência Regional nas Unidades Federativas do Brasil. Os palestrantes do evento serão Massimiliano Mascherini, do Eurofound, e Raquel Freitas, Coordenadora-Geral de Produção de Indicadores do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Sagicad.
Serviço
Semana da Avaliação 2025
Data: de 20 a 22 de maio de 2025
Horário: a partir das 8h30
Local: Auditório externo da Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília – DF.
Mais informações e inscrições: https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2861/
Sexta com Debate Crescimento Inclusivo: Convergência Global no nível do G20 e Convergência Regional nas Unidades Federativas do Brasil
Palestrantes: Massimiliano Mascherini (Eurofound) e Raquel Freitas – Coordenadora-Geral de Produção de Indicadores (CGPI/Sagicad/MDS).
Debatedor: Rafael de Acypreste Monteiro Rocha (CAPES).
Mediador: Geraldo Andrade Filho – Diretor de Monitoramento e Avaliação (DMA/ Sagicad)
Data: 23 de maio de 2025
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório Térreo do Bloco A, Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Durante o Sexta com Debate haverá o lançamento do Caderno de Estudos nº 38: Crescimento Inclusivo: Convergência Global no Nível do G20 e Convergência Regional nas Unidades Federativas do Brasil.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome